Hamilton venceu na Bélgica e lidera o mundial 2010 da F1. Foto: AFP

O circuito de Spa-Francorchamps sempre se destaca por suas corridas repletas de emoção e imprevisibilidade. O GP da Bélgica disputado no último domingo uma vez mais seguiu esse roteiro. Bastou cair uma chuvinha na largada para tudo virar um caos. O australiano Mark Webber que saiu na pole teve um problema no câmbio e caiu para sétimo, mas acabou ficando com a segunda posição e cedeu a liderança do mundial de pilotos ao inglês Lewis Hamilton, vencedor da prova.

Antes mesmo da metade da primeira volta uma confusão numa curva comprometeu toda a corrida de Fernando Alonso. Rubens Barrichello, que comemorava o seu 300º GP na F1 bateu na Ferrari do espanhol, abandonou a prova e colecionou uma nova trapalhada no seu currículo. Alonso conseguiu voltar, mas cometeu um erro quase no final da corrida e também não terminou, diminuindo suas chances pelo título desta temporada.

O australiano Mark Webber (2º) da Red Bull e o polonês Robert Kubica (3º) da Renault completaram o pódio em Spa. Foto: Getty Images

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, outra vez se destacou por suas manobras desastrosas. Numa delas, derrapou ao tentar ultrapassar a McLaren de Jenson Button e acabou batendo no carro do inglês, o que provocou o abandono dele. Vettel seguiu na prova, mas acabou sem pontuar. Os boxes tiveram muito trabalho, principalmente no final da corrida quando a chuva voltou trazendo novos problemas para a corrida que já estaba tumultuada.

O polonês Robert Kubica da Renault foi um dos que se salvaram no difícil GP da Bélgica. Conseguiu manter-se com astúcia entre os primeiros e garantiu o terceiro lugar na prova. O brasileiro Felipe Massa da Ferrari seguiu o exemplo dele e acabou em quarto. A espetacular corrida na Bélgica trouxe a emoção que faltava para essa reta final do mundial 2010 da F1. Faltando seis corridas para o fim do campeonato, cinco pilotos ainda têm chances de chegar ao título. A próxima etapa desta temporada será 12 de setembro, em Monza (Itália).

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren –Mercedes) – 182 pontos
2 – Mark Webber (AUS/Red Bull Racing) – 179
3 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Racing) – 151
4 –Jenson Button (ING/McLaren – Mercedes) – 147
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 141

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – Red Bull Racing –  330 pontos
2 – McLaren Mercedes – 329
3 – Ferrari  – 250
4 – Mercedes GP – 146
5 – Renault – 123