Tudo bem que foi só a primeira prova do mundial 2010 de F1, mas o GP do Bahrein serviu para dar pistas do roteiro da temporada. A dobradinha da Ferrari evidenciou que a escudería italiana só não ganhará o título de construtores deste ano caso ocorra o apocalipse. A potência e fiabilidade – algo raro nos dois últimos anos – do modelo F10 deixou claro que os carros do Cavallino Rampante são tão favoritos como os da Brawn GP no ano passado. Só Red Bull e McLaren devem dar algo de trabalho.

Massa e Alonso no pódio do circuito do Bahrein. Foto: divulgação

Já entre os pilotos, o que dizer de Fernando Alonso? Precisou só de uma corrida pilotando um Ferrari para conseguir sua primeira vitória na nova equipe. Um golpe de autoridade logo de cara que revela que o espanhol irá com tudo em busca do tricampeonato mundial. Se depender do brasileiro Felipe Massa parece que o caminho está aberto. Sua péssima manobra na largada permitiu que o espanhol lhe superasse no primeiro duelo interno da equipe.

Apesar disso, o segundo lugar de Massa debe ser visto de forma positiva pois o piloto estaba oito meses afastado das pistas depois de um acidente que quase lhe custou a vida. Mas terá que se desdobrar e  para não ser o outra vez o ´segundão´ de Ferrari. Alonso não é Raikkonen. O lado bom é que neste ano o torcedor brasileiro não terá que depositar suas esperanças no Rubinho.

Já Michael Schumacher teve que se contentar com a 6ª posição no Bahrein, atrás do também alemão Nico Rosberg. O ´Kaiser´ pôde comprovar que nem o seu companheiro de equipe deixará as coisas fáceis no seu regresso . Os jornais espanhóis do último domingo abriram as manchetes com a frase de Alonso: “Quero saborear o champagne da vitória que não provo há tempos”. Bastou uma corrida para ele se embriagar e nesse ritmo vai ter que tomar cuidado para não virar alcólatra.

Confira o resultado do GP do Bahrein:

1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 49 voltas em 1h39m20s396
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 16s099
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 23s182
4 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 38s713
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 40s263
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 44s180
7 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 45s260
8 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 46s308
9 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – a 53s089
10 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1m02s400