Juan Carlos Unuzué recebe o abraço de Sergio Busquets, após fazer um emocionante discurso no Spotify Camp Nou / Twitter: @FCbarcelona_br
Juan Carlos Unuzué recebe o abraço de Sergio Busquets, após fazer um emocionante discurso no Spotify Camp Nou / Twitter: @FCBarcelona_br

Foi bonito de ver. O Spotify Camp Nou recebeu 91.062 torcedores para o amistoso beneficente entre o FC Barcelona e o Manchester City, na última quarta-feira, em Barcelona. A partida tinha o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A ELA é uma doença ainda sem cura que provoca uma degeneração progressiva do sistema nervoso, o que leva a uma paralisia motora irreversível. Após receber o diagnóstico, a expectativa de vida da pessoa é de três a cinco anos.

A doença foi diagnosticada há quase dois anos em Juan Carlos Unzué, ex-jogador do Barça que também já foi preparador de goleiros e auxiliar-técnico no clube catalão. Desde então, ele se tornou um dos maiores exemplos na luta contra a ELA.

Unzué moveu montanhas e graças a sua amizade com os atuais técnicos e dirigentes do Barça e do Manchester City, conseguiu algo praticamente impossível. Reuniu dois gigantes do futebol europeu para uma partida solidária com a temporada já em andamento. Incrível.

A resposta de todos foi a melhor forma possível, algo que deixou Unzué com a sensação do dever cumprido. “Isso era um sonho e agora se tornou realidade, estou muito feliz”, declarou Unzué após o jogo, em uma coletiva conjunta com os amigos Xavi Hernández e Pep Guardiola.

A torcida encheu o Spotify Camp Nou e a partida pôde ser vista em 140 países. A felicidade de Unzué foi a de todos. Especialmente ao ver dois clubes tão poderosos juntos em uma ação solidária importante para todos. O futebol é realmente muito mais que um jogo.

Um empate eletrizante

Os 91.062 torcedores presentes no Spotify Camp Nou foram recompensados com uma partida eletrizante, com seis gols. FC Barcelona e Manchester City empataram em 3 a 3 uma partida intensa, repleta de oportunidades para ambas as equipes.

Os Citizens abriram o placar através de Álvarez. O Barça virou o jogo com Aubameyang e Frenkie de Jong. Os ingleses empataram com um gol de Palmer, mas logo depois Memphis fez o terceiro do Barça. Nos acréscimos, Mahrez deixou tudo igual cobrando pênalti.

Abaixo, confira os melhores momentos da partida.