Jogadores do Schalke 04 durante um treino na semana passada, em Gelsenkirchen / Martin Meissner – AP/AE

A Liga Alemã de Futebol (DFL) confirmou que 10 pessoas deram positivo para a Covid-19 nos 1700 testes realizados nos 36 clubes que disputam a primeira e segunda divisão da Bundesliga.

Os testes foram realizados em jogadores, membros da comissão-técnica e fisioterapeutas e faz parte do plano de regresso do Campeonato Alemão, previsto para a metade do mês de maio.

“Foram identificados 10 casos de infecção e informado às autoridades sanitárias. As respectivas medidas, como por exemplo o isolamento das pessoas afetadas, foram tomadas diretamente pelos respectivos clubes de acordo com os requisitos das autoridades sanitárias locais”, afirmou a DFL em um comunicado.

Apesar da notícia ter causado apreensão na Alemanha, os casos positivos diagnosticados não parecem ter mudado os planos estabelecidos para o retorno do futebol.

“O fato de termos detectado esses casos nos ajudará a saber quem está saudável e quem não, consideramos algo positivo”, declarou um porta-voz da Bundesliga ao diário espanhol Marca no último sábado (02/05). “Claro que não abandonamos a ideia de voltar a jogar na metade de maio”, acrescentou. 

Três positivos no Colônia

O Colônia foi o único a comunicar publicamente os resultados positivos dos testes realizados pela DFL. Sem citar nomes, o clube informou na semana passada que dois jogadores e um fisioterapeuta estão infectados.

O clube destacou que os profissionais (assintomáticos) foram isolados e seguiu com os treinos respeitando o protocolo estabelecido pela Bundesliga. De qualquer modo, a incerteza com a segurança dos atletas ainda é um obstáculo a ser superado nesse momento. 

Kalou: afastado do Hertha Berlim

O vacilão da vez é o atacante Salomon Kalou (34 anos), do Hertha Berlim. Ele foi afastado por tempo indeterminado da equipe após divulgar um vídeo nas redes sociais que mostravam alguns jogadores despreocupados com as medidas de proteção contra o novo coronavírus.

Os atletas se cumprimentam, não usam proteção e, para piorar, Kalou reclamou da redução salarial de 11% sofrida pelos jogadores. Ele até apagou os vídeos e pediu desculpas, mas já era tarde demais.

“Ele não causou danos apenas ao Hertha com seu vídeo, mas principalmente na discussão atual sobre a retomada do futebol. A impressão é de que os jogadores não levam a sério o problema do coronavírus”, afirmou o diretor de futebol do clube alemão, Michael Preetz.

Regresso aos treinos na Espanha

Outro país que anunciou o regresso do futebol foi a Espanha. A ‘LaLiga’ anunciou nesta segunda-feira através de um comunicado que as equipes voltarão aos treinos ainda nesta semana.

A decisão foi autorizada pelo Ministério da Saúde, mas os atletas deverão seguir um rígido protocolo elaborado por especialistas médicos, cujo objetivo é garantir a saúde de todos.

A flexibilização das medidas de segurança será feita em diferentes fases. A última delas será a retomada do Campeonato Espanhol, previsto para junho.