***´Túnel do Tempo´ é uma seção do blog LD Sport News onde se poderá ver entrevistas e reportagens antigas. Personagens conhecidos que se destacaram em algum momento no cenário esportivo europeu e que, muitos deles, ainda seguem como referências no Velho Continente. O lateral Daniel Alves do FC Barcelona é o primeiro da série.

A entrevista foi realizada no CT Joan Gamper na segunda metade de novembro de 2009 e será apresentada em duas partes. Pouco depois, o jogador brasileiro ganharia o mundial de clubes da Fifa e entraria para a história do futebol ao conseguir seis títulos numa mesma temporada com o clube catalão.***

Contratado pelo FC Barcelona no verão europeu de 2008 por um total de €35,5 milhões, Daniel Alves se converteu no 3º zagueiro mais valioso da história do futebol mundial. O valor pago ao Sevilha foi também o mais caro registrado na Liga Espanhola por um defesa. O fato gerou muitos comentários –  alguns de desconfiança – sobre o milionário valor da transferência.

Daniel Alves no dia da sua apresentação, no Camp Nou / www.fcbarcelona.cat

Um ano depois, os desconfiados afirmam unânimes que o lateral brasileiro saiu barato. Seu carisma e irreverência somados ao extraordinário talento profissional conquistou os torcedores do Velho Continente. É apontado pela imprensa européia como o melhor lateral do mundo e futuro herdeiro do trono deixado pelo lendário Cafu na seleção brasileira.

Tanto badalação em torno ao seu nome não muda a forma humilde de ser desse baiano “do interior” como ele mesmo faz questão de lembrar. Feliz em Barcelona, onde vive com a sua mulher Dinorá e seus filhos Daniel e Vitória, Alves é todo um ídolo na Europa, onde aterrizou há seis temporadas. Apesar dos seus 26 anos, possui uma infinidade de títulos e prêmios individuais.

Com contrato até 2012 no FC Barcelona, Alves é um dos pilares do já histórico time de Pep Guardiola. Com o Barça, ganhou todos os títulos que disputou. Só falta o Mundial de clubes da FIFA no próximo mês de dezembro. Para falar disso e muito mais, Alves recebeu o LD Sport News para um entrevista exclusiva na Cidade-Esportiva Joan Gamper, em Barcelona. Imperdível!

LD Sport News Só 26 anos e 16 títulos entre Bahia, Sevilha, Barcelona e Seleção Brasileira. Qual o segredo de tanto éxito?

Daniel Alves – Acho que o segredo está no trabalho. Quando se trabalha bem, se colhe bons frutos. Espero seguir ganhando títulos. Na Minha casa sempre tem um lugarzinho reservado para mais um (risos).

Não te assustou a pressão pela sua contratação milionária pelo FC Barcelona?

Me assustaria se todo esse dinheiro tivesse vindo para mim (risos). O Del Nido – presidente do Sevilha – botou esse preço e o Barcelona decidiu pagar e pronto. O valor em nenhum momento me incomodou, apesar do grande alvoroço que gerou.

Você chegou ao Barça falando em ganhar títulos, mas nem nos teus sonhos mais otimistas imaginava que ganhariam tudo na sua primeira temporada…

Acho que ninguém esperava, mas quando você tem ambição de ganhar  e conseguir coisas importantes, no final você acaba conseguindo. Realmente não esperava que os títulos que me faltavam viessem tão rápido, mas graças a Deus com o trabalho que fizemos entramos para a história do futebol mundial. Um feito considerável.

O craque descontraído durante a entrevista / Lu Berlese

Acha possível repetir o Triplete?

Alves – Acho que sim, mas desta vez será muito difícil conquistar a Copa, a Liga e a Champions. Agora, todos os times jogam com o dobro de vontade contra nós. Todos querem ganhar do Barcelona, pelo respeito que o clube impõe atualmente na Europa.

A tua chegada coincidiu com a melhora do jogo do Barcelona, que vivía dois anos de decadência após o esplendor da ´Era Rijkaard´. Qual o segredo dessa mudança?

Não coincidi com o antigo treinador, mas nessa parte acredito que o Pep Guardiola teve uma influência muito grande. O controle e as regras que ele impôs ao elenco foram determinantes. Todos aceitaram com naturalidade e aí começou o éxito da equipe, nessa união e dedicação coletiva.

O Barça venceu todos os títulos que disputou em uma temporada, um feito inédito na história desse esporte. Agora, em dezembro o Mundial de Clubes da Fifa, única Copa que falta nas vitrines do clube. Estão preparados para esse desafio?

Acho que a fato de ter perdido duas vezes essa competição serviu de lição. Esperamos dessa vez trazer esse troféu tão desejado por todos.

Qual é a principal virtude desse Barça?

A humildade. Apesar do clube contar com varios atletas de renome internacional, ninguém aquí pensa duas vezes na hora de fazer um esforço pelo companheiro. Isso é fundamental para que as coisas saiam bem.

Todos destacam sua sobrenatural forma física. Qual o segredo?

Nessa profissão, o teu corpo é a tua máquina e você tem que cuidar dele. Eu priorizo a dieta equilibrada e um bom descanso. Para mim, são cuidados básicos para que o teu corpo possa render à altura do esforço exigido.

Na Europa, imprensa e torcida concordam em afirmar que você é o melhor do mundo na tua posição. Parece que na Seleção Brasileira o Dunga não pensa assim…

Na Seleção são outros conceitos e não podemos esquecer que existe um outro grande jogador na posição, que é o Maicon. São opções do treinador e infelizmente só pode jogar um. Mas independente da titularidade o que eu quero é estar sempre na Seleção. O Dunga sabe que sempre estarei à disposição dele e ser titular é o de menos. O que eu mais desejo agora é estar no grupo da Copa do Mundo.

Mas você é nome certo na Copa do ano que vem. Como vê o Brasil para Africa do Sul 2010?

Eu sempre digo que o Brasil é favorito em qualquer competição que participa. Sempre será assim por toda a história e tradição que possui. E na Copa do ano que vem não será diferente.

Alves com o jornalista Lucas Duarte no CT do FC Barcelona. Foto: LD Sport News (Sergio Scripilitti)

Como você assimila o ´status´ dado pela imprensa européia como o possível herdeiro de Cafu, mas com um agravante, que você é mais completo que ele?

Acho que as vezes as pessoas falam além da conta (risos). Eu penso que o Cafú é e sempre será o melhor nessa posição. Se eu conseguir a metade do que ele conseguiu como jogador, já me sentiría realizado. Ele sempre foi o meu ídolo como atleta e como pessoa. É um orgulho que me comparem com ele.

FICHA TÉCNICA

Nome: Daniel Alves da Silva

Idade: 26 anos

Altura: 1,73m

Peso: 64kg

Posição: lateral-direito

Clube: FC Barcelona

TÍTULOS

EC Bahia: Campeonato Baiano (2001); Copa do Nordeste (2001 e 2002)

Sevilla FC: Copa da Uefa (2005/06 e 06/07); Copa do Rei da Espanha (2006/07); Supercopa da Europa (2006) e Supercopa da Espanha (2007).

FC Barcelona: Liga Espanhola (2008/09); UEFA Champions League (2008/09); Copa do Rei da Espanha (2008/09); Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha (2009).

Seleção Brasileira: Mundial sub-20 (2003); Copa América (2007) e Copa das Confederações (2009).

*** Na semana que vem, não perca a 2ª parte da entrevista exclusiva com DANIEL ALVES.