CR7 marcou o gol da vitória merengue e celebrou dizendo:

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O ditado popular cai como uma luva para ilustrar a saga do técnico José Mourinho em busca da sua maior obsessão: ganhar do Barça no estádio Camp Nou, em Barcelona. Ele já tinha tentado com o Chelsea, com o Internazionale e quatro vezes com o Real Madri. Somava cinco derrotas e quatro empates. Uma mancha que ele carregava no currículo e no seu famigerado orgulho.

No último sábado tudo mudou. O Real Madri venceu o Barça por 2 a 1 em pleno estádio culé e praticamente assegurou o título da Liga Espanhola 2011/12. Khedira abriu o placar para o time merengue. Alexis empatou o jogo na segunda parte, um minuto após entrar em campo. Mas teve pouco tempo para comemorar. Pouco depois, Cristiano Ronaldo marcou o gol da vitória e do campeonato.

O craque português chegou ao 42º gol na competição e quebrou seu próprio recorde de 41 conseguido na temporada passada. E graças a ele Mourinho pôde tirar essa incômoda pedra do sapato. O momento para quebrar esse tabu particular foi o mais oportuno. O Real Madri abriu sete pontos de vantagem para o Barça, faltando quatro rodadas para o fim da Liga Espanhola.

Já o Barça caiu de pé, apesar de niguém ter entendido a confusa escalação do técnico Pep Guardiola. Deixar no banco jogadores como Piqué, Pedro, Alexis e Cesc foi decisivo no clássico. Além de um ausente Messi, algo pouco comum nele em jogos desse calibre. “Pode ser que tenha errado e ao perder não tenho tanta razão”, comentou Guardiola.

O treinador catalão também reconheceu no início da coletiva após a partida que a Liga Espanhola está perdida. “Antes de tudo quero felicitar o Real Madri pela vitória e pela conquista do título”. Guardiola sabe que uma vitória contra o Chelsea na próxima terça-feira poderá salvar a temporada. Desse modo, estaria na final da Champions League e poderia ter uma nova chance de conquistar o título mais importante do futebol europeu.

Só que o Real Madri também quer estar ali. Para isso, tem que derrotar o Bayern de Munique, quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Não dá nem para imaginar o que poderia acontecer no caso que se confirme uma final de Champions entre culés e merengues. A Liga Espanhola já foi para Madri. Mas o título europeu é o que dará o veredito final da temporada. Será uma semana não apta para cardíacos.