Vettel deu show e venceu fácil o GP de Albert Park, na Austrália. Foto: Andrew Borwnbill/AP

A prova inaugural da temporada 2011 da F1 fez lembrar o GP de encerramento do ano passado. Naquela ocasião, o piloto Sebastian Vettel deu show e conquistou seu primeiro título mundial. No último domingo, no circuito de Albert Park, na Austrália, o alemão da Red Bull voltou a mostrar que segue em grande fase e já desponta como favorito também para este ano. Dominou todo o fim de semana e ganhou até com certa facilidade. Além disso, o carro dele parece estar um degrau acima dos demais.

O que mais chamou a atenção foram duas gratas surpresas. Primeiro foi o russo Vitaly Petrov que conquistou de forma soberba o terceiro lugar no pódio. Ele demonstrou que o R31 evoluiu tanto que pode competir com os melhores. Fica a dúvida sobre o que poderia ter feito o polonês Robert Kubica com este carro…

A outra agradável novidade foi a estréia do mexicano Sergio ´Checho´ Pérez. Há muitos anos um ´rookie´ não acabava na sétima posição logo no seu primeiro GP.  O único problema é que ele e seu companheiro da Sauber, o japonês Kamui Kobayashi terminaram desclassificados por culpa de uma irregularidade na asa traseiro do carro, supostamente modificada após a vistoria da FIA da última quinta-feira. A Sauber ameaça recorrer da decisão.

Lewis Hamilton (2º), Vettel (1º) e Petrov (3º) foram os melhores em Albert Park, na Austrália. Foto: Andrew Brownbill/AP

A punição beneficiou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que acabou sétimo. Se dependesse do desempenho dele, teria sido nono. “Não mostramos nosso verdadeiro potencial”, afirmou. Tomara que não deixe pra mostrar quando faltem poucas corridas para o fim. O outro piloto da escuderia italiana, Fernando Alonso, ficou apenas com a quarta posição. Como no GP decisivo do ano passado, o espanhol perdeu uma vez mais na pista para o russo Petrov. “Tive uma péssima largada e isso complicou, mas creio que podemos melhorar o rendimento nas próximas corridas”, declarou o espanhol.

Outro que se deu bem na Austrália foi o sempre competitivo inglês Lewis Hamilton. Ele acabou na segunda posição, justo atrás de um carro da Red Bull, que ele disse a uma semana que não passava de uma marca de bebidas. Provavelmente ele terá que rever alguns conceitos. No mais, algo de emoção graças às mudanças realizadas pela FIA para esta temporada. Apesar disso ficou claro que, salvo a nova ameaça do Renault de Petrov, o título uma vez mais deve ficar entre as figurinhas de sempre. Para o bem do espetáculo, espero que não.

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 25 puntos
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 18
3 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – 15
4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 12
5 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 10

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – RBR-Renault: 35 pontos
2 – McLaren-Mercedes: 26
3 – Ferrari: 18
4 – Renault-Lotus: 15
5 – STF-Ferrari: 4