Foi um domingo de carnaval com vários motivos para a torcida do FC Barcelona festejar. O clube catalão goleou a Real Sociedad por 4 a 0 no Estádio Olímpico de Montjuïc, pela 26ª rodada da LaLiga e assumiu a liderança isolada da competição, agora com 57 pontos, para a alegria dos 46.324 torcedores presentes na montanha mágica de Barcelona.

Apesar do placar elástico, o início do jogo foi equilibrado, e os visitantes chegaram a abrir o marcador, mas o gol foi corretamente anulado pelo VAR por impedimento. Pouco depois, ocorreu o lance que mudou a história da partida: Dani Olmo saiu cara a cara com o goleiro e foi derrubado pelo zagueiro Elustondo, que foi expulso de forma direta.

Com um jogador a mais, o Barça fez valer a superioridade numérica e não demorou a inaugurar o placar, graças a uma finalização precisa de Gerard Martín, após assistência de Dani Olmo. Foi o primeiro gol oficial do lateral com a camisa azul-grená. Na sequência, Marc Casadó também marcou pela primeira vez pelo clube, desviando um chute de Olmo – eleito MVP da partida.

No segundo tempo, a equipe de Hansi Flick não se acomodou com a vantagem obtida na etapa inicial e marcou mais duas vezes. Primeiro, Ronald Araújo aproveitou um rebote do goleiro para marcar de cabeça. Quatro minutos depois, foi a vez de Lewandowski balançar as redes, definindo o placar e alcançando 34 gols na temporada, a sua melhor pelo Barça.

Após a partida, Hansi Flick fez uma análise rápida do jogo. “Estou muito feliz. A expulsão mudou o duelo, mas merecemos a vitória”, declarou. “Era fundamental vencer hoje, recuperar a liderança e manter a pressão sobre os adversários. É isso que queremos”, completou.