Apesar do horário pouco comum, um total de 85.610 torcedores compareceram neste domingo no estádio Camp Nou, em Barcelona. Foi o terceiro melhor público do Barça na temporada 2012/13 da Liga Espanhola. Foto: LD Sport News

Foi um dia de trabalho um pouco diferente. Primeiro, porque é domingo de carnaval. Até aí tudo bem. Não foi a primeira vez que tive que trabalhar numa partida de futebol numa data como essa. O problema foi o horário. O FC Barcelona se enfrentou ao Getafe pela 23ª rodada da Liga Espanhola 2012/12 numa hora pouco comum: ao meio-dia. Isso sim foi novidade.

Nunca na minha carreira de jornalista tinha ido a um jogo às 12h. Foi uma mudança brusca na rotina de todo mundo. No meu caso, foi mais fácil. Mas para os atletas foi um pouco mais trabalhoso.

Pela primeira vez tiveram que concentrar-se num hotel na noite anterior, algo comum em outros clubes, mas que não existe nesse Barça. Sem falar numa considerável adaptação na dieta matinal dos jogadores buscando o melhor rendimento físico para um jogo nesse horário.

Mas a novidade parece ter surtido um efeito mais que positivo para o Barça. O clube catalão venceu um ´adormecido´ Getafe por 6 a 1 e segue líder isolado da Liga das Estrelas, com 62 pontos em 23 rodadas. Alexis, Messi, Villa, Iniesta, Tello e Piqué foram os goleadores culés na rodada matutina.

A última vez que o Barcelona tinha jogado neste horario foi em 1985, no estádio Sánchez Pizjuan, em Sevilha. Na ocasião, os catalães venceram o Sevilha por 2 a 0. Já o último duelo no Camp Nou nesse horário foi no longínquo ano de 1965 e o Barça também venceu. A vítima nesse caso foi o Las Palmas, que caiu derrotado por 3 a 0.

Pelo visto, jogar de manhã traz sorte ao Barcelona. Mas se antes os jogos aconteciam neste horário pelos mais diferentes motivos, agora a razão é puro negócio. Esse horário foi criado para agradar o mercado chinês, que assim pode acompanhar um jogo da Liga Espanhola no horário nobre deles. E pagar pelos direitos.