Domenech se nega a dar a mão ao técnico Parreira após a derrota da França para a África do Sul que eliminou ambas as equipes da competição. Foto: Reprodução AFP

A Revolução Francesa futebolística promovida pelos jogadores ´galos´ nessa Copa do Mundo da África do Sul acabou mal para todos os envolvidos. A França foi um fiasco dentro e fora do campo. A falta de união e compromisso por parte de todo o elenco resultou numa eliminação dantesca e pouco elegante, refletida principalmente no gesto ridículo do técnico Raymond Domenech após a derrota por 2 a 1 para a seleção sul-africana. Ele se recusou a cumprimentar o técnico Parreira por culpa de uma crítica feita pelo brasileiro sobre a classificação injusta da França para a Copa, após a famosa ´mão´ de Henry contra a Irlanda nas eliminatórias.

A verdade é que o técnico da França nunca foi muito querido por seus jogadores e por sua torcida. Só que o que aconteceu depois da derrota contra o México foi algo fora do comum. O atacante Anelka se dirigiu a Domenech no vestiário e lhe disse na cara que era um “sujo, filho da p***”. Acabou expulso da Copa pelo treinador. Logo, um dia antes do jogo decisivo contra os sul-africanos, todos os atletas se negaram a treinar como protesto pela exclusão do companheiro. Depois disso a derrota para a anfitriã e todos para casa. Um caos.

A Seleção Francesa caiu de forma vergonhosa e o país pede explicações. Foto: Fifa Media Channel .

Ficou comprovado que a França é uma equipe em ruínas, acabada e que necesita uma renovação urgente. A primeira solução será a substituição de Domenech pelo capitão do título de 1998, Laurent Blanc. Mas os franceses exigem explicações pelo comportamento absurdo da sua seleção.  Evra, o capitão do time nos primeiros jogos foi excluído da terceira partida e ameaçou: “Vou contar toda a verdade. O povo francés merece saber e não sou um mentiroso”. Pelo visto o problema para toda a equipe da França apenas começou…

O que disseram alguns jornais:

L´Équipe: “Viagem ao fim do inferno. França cai diante da África do Sul e deixa o mundial pela porta minúscula”.

Le Monde: “Acabou o calvário francés. Após o fiasco, é hora da verdade”.

The Irish Times: “França, essa farsa está em chamas. A Seleção de Domenech está for a da Copa”.

Irritação na França:

“Os responsáveis desse desastre vão ter que prestar contas”, Roselyn Bachelot, Ministra de Esportes da França.

“Esse psicodrama destruiu valores de 50 anos”, Jean-Pierre Escalettes, Presidente da Federação Francesa de Futebol.