No 'Boxing Day' 2018, o Liverpool goleou o Newcastle (4-0) e disparou na liderança da Premier League
No ‘Boxing Day’ 2018, o Liverpool goleou o Newcastle (4-0) e disparou na liderança da Premier League / Jon Super – AP/AE

Estádios abarrotados, cânticos emocionantes e famílias inteiras desafiando o frio do inverno britânico para homenagear o esporte mais popular do planeta no lugar onde a bola rolou pela primeira vez.

É o ‘Boxing Day’, um dia (26 de dezembro) no qual as quatro divisões do futebol inglês e as três da Escócia vivem uma jornada esportiva inesquecível. E na edição 2018 desse evento histórico quem se deu bem foi o Liverpool.

Os ‘Reds’ golearam Newcastle United por 4 a 0 e dispararam na liderança da Premier League, com 51 pontos em 19 rodadas. Por outro lado, o Manchester City voltou a tropeçar, desta vez diante do Leicester (2-1).

Foi a terceira derrota do atual campeão inglês na temporada e está a sete pontos do líder. Para completar, perdeu a segunda posição da tabela para o Tottenham, que goleou o Bournemouth por 5 a 0. Um fim de ano amargo para Pep Guardiola.

Uma festa popular

Tudo começou no dia 26 de dezembro de 1899, quando a Federação Inglesa decidiu transformar a data em um evento que se tornaria lendário.

Por ser feriado, o dia de Santo Estevão servia para que as pessoas que trabalharam nas casas dos seus patrões durante o Natal pudessem comemorar com os seus parentes e amigos.

E como todos chegavam nas casas dos parentes carregando caixas com presentes e/ou sobras da comida natalina dos seus chefes, ficou conhecido como ‘Boxing Day’ – o Dia das Caixas.

Pelo fato de não ser uma festa religiosa, nenhum órgão oficial se opôs a programação de atividades lúdicas nesse dia e o mundo do futebol achou que seria uma data perfeita pra reunir as famílias nos estádios.

Sucesso absoluto

A ideia teve um êxito assombroso desde a sua fundação e o ‘Boxing Day’ é um evento social arrasador na Inglaterra. Na edição desse ano tivemos outro exemplo da vitalidade dessa festa esportiva.

O Sunderland, equipe que há dois anos estava na divisão de elite (Premier League) e agora está na terceira divisão (League One), recebeu um público recorde de 46.039 torcedores no duelo diante do Bradford City.