O francês Govou marcou o gol do Panathinaikos, surpreendendo a defesa do FC Barcelona. Foto: LD Sport News

Dessa vez o adversário não tinha o nome de nenhum herói da mitologia grega, mas por coincidências da vida também vinha da Grécia. Ressabiado após a derrota que ecoou por toda a Europa diante do Hércules, no último fim de semana, pela Liga Espanhola, o FC Barcelona sabia que não poderia falhar duas vezes seguidas no estádio Camp Nou. Para um time em que as derrotas sofridas numa temporada podem ser contadas nos dedos de uma mão, sem dúvida seria o início de uma crise.

O maior estádio europeu voltou a abrir as suas portas na noite da última terça-feira para ver como o Barcelona goleava o Panathinaikos por 5 a 1, na estréia de ambas as equipes na edição 2010/11 da Champions League. A partida era válida pelo grupo D da máxima competição européia de clubes. Nesta ocasião, o Barça não deu chance para novas surpresas e voltou a oferecer a sua melhor versão diante dos gregos e com direito a um Messi em estado de graça.

Messi deu outro show particular e se converteu no maior artilheiro da história do Barça na Champions League, com 27 gols até agora. Foto: AFP

O confronto foi um monólogo do Barcelona durante os 90 minutos. Apesar disso, foram os gregos que abriram o placar através de uma bela conexão entre os franceses Cissé e Govou, aos 19 minutos. Uma vantagem que durou menos que um picolé no deserto. Messi empatou a partida dois minutos depois com um golaço e deu início a um espetáculo marca da casa. O craque argentino fez dois gols, perdeu um pênalti, provocou o gol de Pedro após uma jogada de ´fliperama´  e finalizou com uma linda assistência para o brasileiro Daniel Alves sentenciar a goleada.

Messi só não participou no gol de David Villa.  Outra aula de futebol do atual melhor jogador de futebol do mundo que se converteu com os seus dois gols diante do Panathinaikos no maior artilheiro da história da Barça na Champions League (com essa denominação desde 1993), com 27 gols, superando o brasileiro Rivaldo (25). “Messi é o melhor que existe com uma diferença que não tem como explicar. Ele adora o jogo, possui um espírito amador e não importa o campo onde jogue, sempre está cômodo”, afirmou o técnico do Barcelona, Pep Guardiola, após a vitória.

Resultados Champions League (14/09)

Grupo A

Twente 2 x 2 Internazionale

Werder Bremen 2 x 2 Tottenham

Grupo B

Benfica 2 x 0 Hapoel Tel Aviv

O. Lyon 1 x 0 Schalke 04

Grupo C

Bursaspor 0 x 4 Valência

Man. United 0 x 0 Glasgow Rangers

Grupo D

FC Barcelona 5 x 1 Panathinaikos

FC Copenhague 1 x 0 Rubin Kazan