Ambos os clubes seguirão com a batalha nos tribunais da UEFA.

Em teoria eram para ser quatro clássicos em 18 dias. E só. Mas como de um Barça vs Real Madri você pode esperar de tudo, ambos os clubes decidiram prolongar este confronto….fora de campo. Após uma reunião extraordinária realizada na tarde de ontem no estádio Camp Nou, o FC Barcelona decidiu denunciar José Mourinho para o Comitê de Controle e Disciplina da UEFA pelo discurso que fez na entrevista coletiva após o duelo válido pela ida das semifinais da Champions League.

Mourinho caiu derrotado por 2 a 0 e soltou o verbo diante da imprensa. Deixou pérolas como: “O Barça é favorecido pelos árbitros”; “Se eu fosse Guardiola teria vergonha do título da Champions de 2009” ou “Eles têm muito poder na UEFA, não sei se pela UNICEF ou porque são muito simpáticos…”. Diante disso, o clube catalão achou que levantar suspeitas sobre a sua conduta e seus méritos foi passar um pouco do limite. E atacou.

O clube catalão não é chegado a confrontos dialéticos via satélite. Respeita a liberdade de expressão até considerar que já não é algo normal. “Nossa intenção não é botar mais lenha na fogueira e sim o contrário. Entendemos que um técnico só deveria falar de futebol e não coisas ou mentiras que ajudem a incitar a violencia”, afirmou o porta-voz do clube, Antoni Freixas.

Pelas mesmas palavras, a própria UEFA resolveu denunciar o português José Mourinho. Isso porque ele também levantou dúvidas sobre a imparcialidade dos árbitros e sugeriu um trato de favorecimento ao Barcelona por parte da entidade que controla o futebol europeu. Diante de tudo isso, o Real Madrid decidiu que também irá denunciar o FC Barcelona por conduta ´anti-esportiva´ dos seus jogadores durante o clássico da última quarta, no Bernabéu.

O Real Madri certamente sairá perdendo também fora de campo. A UEFA, os clubes, treinadores, jogadores e até o Zé da Padaria sabem que o único que o Barça faz é jogar bola, só isso. Quem vê futebol, sabe disso. E todos também sabem como são os jogadores madrilenhos e, principalmente, quem é José Mourinho. O certo é que o português terá agora uma grande oportunidade de montar uma super-estratégia de defesa, aliás, sua especialidade. Só que desta vez o fará diante de um tribunal esportivo.