O Barça foi o único clube a superar a marcar de 1 bilhão de interações
O Barça foi o único clube a superar a marcar de 1 bilhão de interações / FCB

O FC Barcelona fechou 2018 como a única entidade esportiva a superar a marca de 1 bilhão de interações nas redes sociais. Nos 365 dias do ano passado, o clube catalão atingiu a cifra recorde de 1.189 bilhão, distribuídos da seguinte maneira: Instagram (989 milhões), Facebook (130 milhões) e Twitter (70 milhões).

O canal de Youtube do Barça também foi o que acumulou o maior número de visualizações em 2018 entre todos os clubes de futebol que possuem presença nas redes sociais, segundo os dados de CrowdTangle.

Líder em ‘Engagement’

Com 989 milhões de interações no Instagram, o Barça lidera com solvência o ranking dos melhores clubes do mundo nesse contexto. O Real Madrid – segundo colocado – teve 703 milhões e o Manchester United ficou na terceira posição, com 647 milhões. O clube catalão possui atualmente um total de 66 milhões de seguidores nessa rede social.

O Barça foi líder de interações em 2018 também no Twitter, com um total de 70 milhões – quase o dobro do ano anterior. O Real Madrid, segundo colocado, teve 47 milhões e o Liverpool (terceiro), 46 milhões. Atualmente, o clube catalão conta com nove idiomas oficiais nessa rede social. São eles: espanhol, português, inglês, catalão, árabe, francês, japonês, turco e indonésio.

Já no Facebook o clube catalão obteve a marca de 130 milhões de interações (likes, comentários e compartilhamentos). Ficou em segundo, atrás somente do Real Madrid, que teve um total de 146,77 milhões. Nessa rede social, que promove cada vez mais os conteúdos audiovisuais, o Barça superou a marca de 1 bilhão de visualizações.

Número 1 no YouTube

O FC Barcelona também é líder quando o assunto é o YouTube, a plataforma de vídeos que é uma referência mundial nesse âmbito. Nela, o clube catalão lidera tanto no número de seguidores (5,8 milhões), como no de visualizações dos seus conteúdos.

Em 2018, o Barça obteve um total de 271 milhões de visualizações nos vídeos do seu canal oficial no YouTube. Mais do que o dobro do segundo colocado, Liverpool (132 milhões) e quase o triplo do Real Madrid (104 milhões), que ficou na terceira posição.

A estratégia azul-grená, focada nos novos formatos, nos conteúdos de entretenimento e nos streamings relacionados aos jogos, está alcançando os melhores resultados nessa plataforma.