Suárez e Paulinho
Suárez comemora com Paulinho e Rakitic (ao fundo) um dos gols contra o Eibar / Alvaro Barrientos – AP/AE

O Barça de Ernesto Valverde conseguiu uma nova marca histórica. Com a vitória no último sábado sobre o Eibar por 2 a 0, no estádio Ipurua, pela 24ª rodada da Liga Espanhola, o time chegou a 31 partidas consecutivas invicto.

Desse modo, igualou o recorde obtido pela mítica equipe comandada por Pep Guardiola na temporada 2010/11. Naquela campanha, os culés não viram a derrota entre as rodadas 3 e 33 do campeonato espanhol.

A contribuição de Luis Enrique

Vale ressaltar que o mérito não é apenas de Valverde. A série invicta começou ainda sob o comando de Luis Enrique, com um triunfo sobre a Real Sociedad na 32ª rodada (de um total de 38) da edição passada da Liga.

A última derrota azul-grená, portanto, foi para o Málaga por 2 a 0 no estádio de La Rosaleda, ainda na Liga 2016/17. De lá para cá, o Barça conseguiu 26 vitórias cinco empates. Já o esquadrão de Guardiola venceu 27 vezes e empatou quatro.

Contra o Girona, no Camp Nou, no próximo sábado (16h45 de Brasília), o líder da Liga poderá continuar fazendo história, caso não perca novamente e supere a marca do lendário treinador.

Próximo do recorde absoluto

O Barça está a sete jogos de alcançar um recorde ainda mais espetacular, o de maior série invicta na história da Liga Espanhola.

Quem o detém é a Real Sociedad, que permaneceu imbatível por 38 rodadas entre as temporadas 1978/79 (seis jogos) e 1979/80 (32 jogos).

Os próximos sete adversários culés serão, além do já citado Girona são: Las Palmas, Atlético de Madrid, Málaga, Athletic Club, Sevilla e Leganés.