Quando ele abre a boca é confusão na certa. Foto: Paul White AP/AE

Não existe a possibilidade de José Mourinho abrir a boca e não se meter em confusão. Não tem jeito. O técnico do Real Madri tentou parabenizar o FC Barcelona pelo título mundial conquistado no Japão e acabou causando nova polêmica. O treinador português comentou o recente título do rival numa coletiva realizada nesta semana.  “Dou os parabéns pela nova conquista, apesar que para mim é muito mais importante ganhar a Champions League que essas duas partidinhas”, respondeu, com uma dose moderada de veneno.

O problema é que aquele que diz o que quer muitas vezes escuta o que não quer. O lateral do Barcelona, Daniel Alves não achou nenhuma graça nos comentários de Mourinho. Vale lembrar que o jogador brasileiro do Barcelona se converteu com o tempo – e as trocas de farpas – numa espécie de voz autorizada para responder com mais contundência aos devaneios do inimigo público nº 1 do clube catalão. “Partidinhas? Ele adora menosprezar o que os outros conseguem. Parece que só tem importância o que ele ganha. A inveja é algo muito ruim”, declarou Alves.

O goleiro do Barça, Victor Valdés, também não gostou do que ouviu. Eleito o melhor esportista catalão em 2011, Valdés foi questionado sobre o assunto durante a entrega do prêmio. “Fico com as declarações esportivas e elegantes dos jogadores do Santos. Não vale a pena analisar o que dizem certos personagens”, rebateu.

Quem tentou minimizar o problema foi o técnico do Barça, Pep Guardiola. Na entrevista coletiva realizada na última quarta-feira, na Cidade-Esportiva Joan Gamper, o tema obviamente voltou a ser abordado. “Mourinho não disse nada de outro mundo. Disse que a Champions League é mais importante e é verdade”, afirmou Guardiola. Já sobre as palavras dos seus atletas sobre o caso, resumiu. “Cada um é livre para dizer o que quiser diante de um microfone”.