Ibrahimovic atende a imprensa após o acordo entre o FC Barcelona e o Milan pelo empréstimo do jogador. Foto: reprodução www.marca.es

Ninguém consegue entender como apenas um ano depois de contratar o sueco Zlatan Ibrahimovic por um total de 64 milhões de euros, o FC Barcelona decidiu colocar o jogador no mercado atual de transferências. O ex-atacante da Internazionale se converteu em 2009 na contratação mais cara da história do clube catalão e depois de uma temporada se tornou ´persona non grata´ dentro do Barça. O clube resolveu o assunto fechando um empréstimo de um ano ao AC Milan, neste sábado, com uma opção de compra obrigatória estabelecida em 24 milhões de euros, que seriam pagos no dia 1 de julho de 2011.

E como a situação chegou a esse ponto? A bomba explodiu depois do jogo contra o Milan, na última quarta-feira, pelo Troféu Joan Gamper, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Ibrahimovic foi substituído no intervalo da partida e não saiu no final para celebrar o título com o resto dos seus companheiros, algo que não é aceitável dentro de um vestiário que se caracteriza justo pelo contrário.

Se não bastasse isso, o jogador se dirigiu a imprensa após o jogo e disse: “O Guardiola não me quer aqui. Nos últimos seis meses ele conversou comigo apenas duas vezes”. O treinador do Barcelona não gostou das declarações do jogador e respondeu, enigmático. “Se falei com ele apenas duas vezes foi por algum motivo. Só que agora não é hora de dizer nada”. Um dia depois do incidente, Zlatan alegou dores no tornozelo e não treinou com os companheiros. Guardiola então decidiu não contar com ele para o jogo da estréia na Liga Espanhola neste domingo, contra o Racing, no estádio El Sardinero, em Santander.

Ibrahimovic já não jogará mais com a camisa do FC Barcelona. Foto: LD Sport News (Thiago Marder)

Neste sábado o presidente do Barça Sandro Rosell se reuniu com o braço direito de Berlusconi no Milan, Adriano Galliani, e com Mino Raiola, o representante do jogador e conseguiu fechar o acordo para o retorno de Ibrahimovic à cidade de Milão, esta vez no Milan. O atacante sabia que era a melhor solução, pois caso ele decidisse ficar em Barcelona certamente não ia ter muitas oportunidades. Após a reunião, Ibra aproveitou para lançar uma provocaçã a Guardiola através da imprensa. “Este é o final que filósofo Guardiola queria”.

Razões para sua saída

O FC Barcelona parece ter tomado essa decisão por distintas razões. Um dela seria o comportamento do jogador durante a temporada 2009/10. Sua chegada foi humilde, querendo aprender e contribuir com os companheiros. Só que depois da volta das férias do último natal, ele teria regressado diferente, com pouco interesse de integrar-se com o resto do vestiário. Seria a revolta por não ter o mesmo protagonismo que em seus tempos no futebol italiano.

Outro fator importante foi a constante obsessão do representante do jogador Mino Raiola em lançar mensagens pela imprensa ao técnico do Barça. Revoltado pela pouca participação de Ibrahimovic nos jogos da equipe, Raiola soltou frases como: “O Guardiola tem problemas com ele mesmo”. O clube catalão está estudando impedir que a empresa de Raiola receba a sua parte estabelecida no contrato do clube com o sueco. O Barça alega que o representante só tumultuou a relação entre as duas partes através dos ataques pessoais a Guardiola, o que se caracterizaria como ´não cumprimento de contrato”.

O curioso é que Ibrahimovic chegou ao Barça no lugar do camaronês Samuel Eto´o, outro jogador que o clube forçou a saída por considerar-lhe um ´rebelde´. A ironia fica no fato de que justo o sueco se convertiria no primeiro atleta da história recente do Barcelona a revoltar-se publicamente contra o técnico. E isso que ele nem de longe aportou a mesma qualidade e adaptação de Eto´o ao estilo do clube catalão.