Arda Turan, novo jogador do FC Barcelona
Arda Turan com a camisa culé e a mensagem de bem-vindo em turco / FCB

Arda Turan é a mais recente contratação do FC Barcelona para as próximas cinco temporadas. A equipe culé assegurou a chegada de um dos melhores atletas da Liga Espanhola, que foi uma das peças fundamentais no Atlético de Madrid vencedor dos últimos anos.

É um meia com muita experiência na Champions League e em jogos internacionais com a seleção da Turquia, onde é presença certa desde 2006. Turan é um jogador ofensivo com muitas virtudes, que se destaca pela potência física, personalidade forte dentro de campo, por sua técnica refinada e pela criatividade no meio de campo.

DESTAQUE NO GALATASARAY

Arda Turan (28 anos), novo reforço do Barça, fez a sua estreia como profissional na temporada 2005/05 vestindo a camisa do Galatasaray da Turquia. No ano seguinte foi emprestado ao Vestel Manisapor para poder disputar mais minutos.

Seu bom desempenho garantiu o regresso ao time da capital, onde passou a ser um jogador fundamental. Nas cinco temporadas que atuou pelo Galatasaray, disputou uma média de 38 jogos por temporada e marcou 43 gols.

PROTAGONISTA NO ATLÉTICO

Após os anos de ouro na Turquia, Arda Turan foi contratado pelo Atlético de Madrid e aterrizou no Estádio Vicente Calderón em 2011. Na equipe madrilenha, foi protagonista desde o início e em nenhuma das quatro temporadas que atuou como colchonero disputou menos de 40 jogos. A campanha 2013/14 foi a sua melhor no quesito goleador ao balançar as redes adversárias nove vezes.

Messi e Arda disputam um jogada no Camp Nou
Arda disputa uma bola com Messi em um duelo entre Barça e Atlético / FCB

Sob as ordens de Diego Simeone, se converteu em uma peça fundamental no time madrilenho. Seu estilo guerreiro se encaixava à perfeição com a personalidade forte do treinador argentino e, juntos, conquistaram uma Europa League (2012), uma Supercopa da Europa (2012), uma Copa do Rei (2013), uma Liga Espanhola (2014) e uma Supercopa da Espanha (2014).

Além disso, em 2013 foi eleito o melhor atleta da Turquia. Com a seleção turca, participou da Eurocopa da Áustria e Suíça em 2008, chegando às semifinais do torneio e marcando dois gols.

VALORES

O FC Barcelona pagou ao Atlético 34 milhões de euros pelos serviços de Arda Turan, além de mais sete milhões de euros variáveis, que dependerão do desempenho do jogador. Entretanto, por atravessar um período de eleições, o Barça incluiu no contrato um direito de venda ao próprio time madrilenho até o próximo dia 20 de julho.

Isso pelo fato de que existe a possibilidade de que o próximo presidente eleito no dia 18 de julho não seja partidário dessa contratação. Nesse caso, o Barça ‘devolveria’ o atleta pelo mesmo valor, menos um 10% pela opção de compra. Ou seja, perderia 3,4 milhões de euros nessa negociação. Agora é esperar para ver. Abaixo, um vídeo com as algumas das melhores jogadas do meia turco.

LUCAS DUARTE

TWITTER – @LD_BCN

INSTAGRAM – @LD_BCN