O atacante do Chelsea Nicolas Anelka foi apontado como o principal responsável pelo fiasco da França na Copa da África do Sul.

A Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu sancionar o atacante Nicolas Anelka com 18 jogos de suspensão com a seleção da França por seu comportamento na Copa do Mundo da África do Sul 2010. O atacante protagonizou um grande escândalo no mundial ao insultar o técnico Raymond Doménech, segundo informações do diário francês L´Équipe.

Após o incidente, Anelka foi expulso da concentração da equipe e os outros jogadores resolveram não treinar em apoio ao companheiro.  O goleador do Chelsea não se apresentou para dar declarações e nem se preocupou em explicar os motivos da sua ausência.

Ao capitão da França no mundial, Patrice Evra, caíram cinco partidas de suspensão e ao atacante Franck Ribéry, três jogos – a estrela do Bayern de Munique também não compareceu para explicar-se por não ter autorização do clube. O defesa Jérémy Toulalan foi penalizado com um jogo e o lateral Éric Abidal, do FC Barcelona, só teve que prestar declarações sobre o assunto e não resultou sancionado.