Os pilotos da Red Bull Sebastian Vettel y Mark Webber completaram o pódio do GP de Cingapura. Foto: www.safety-car.net

Após o GP da Bélgica do dia 29 de agosto, Fernando Alonso era o ´patinho feio´ na briga pelo título desta temporada. Duas corridas depois, o espanhol é apontado como o grande favorito para o mundial de pilotos. Na F1 as coisas mudam com a mesma velocidade dos seus carros. Alonso venceu o GP de Cingapura neste domingo e conquistou seu segundo triunfo consecutivo. Agora é o vice-líder do campeonato e pelo andar da carruagem dele o vento sopra a favor nesta reta final.

A verdade é que os cinco primeiros na tabela de pilotos têm a famosa possibilidade matemática de chegar ao título. Só que o espanhol da Ferrari conseguiu a pole, a vitória e a melhor volta nos dois últimos GP´s e sabe que agora só depende de si mesmo para chegar ao tricampeonato mundial. Um fato que preocupa Mark Webber. Apesar do terceiro lugar em Cingapura e de aumentar para 11 pontos sua vantagem como líder, o australiano da Red Bull não contava com a ressurreição de Alonso, um adversário indigesto para qualquer um.

Alonso foi o grande destaque do GP de Cingapura de F1. Foto: www.safety-car.net

Faltam somente quatro corridas para o final da temporada e agora é quando qualquer falha terá o peso em dobro ou mais. O inglês Lewis Hamilton já esgotou a cota dele. O piloto da McLaren somou no circuito de Marina Bay seu segundo abandono consecutivo e desperdiçou pontos preciosos.

Todos sabem que para ser campeão já não podem falhar mais. A F1 chegou ao seu melhor momento e para o torcedor não podia ser melhor. Apenas 25 pontos (o equivalente a um primeiro lugar) separam o líder Webber do quinto colocado Jenson Button. O evidente equilíbrio entre as equipes candidatas ao título assegura que será o talento do piloto o fator decisivo nesse ano. E aí é onde Alonso sai com vantagem…

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Mark Webber (AUS/Red Bull Racing) – 202 pontos
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 191
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren – Mercedes) – 182
4 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Racing) – 181
5 – Jenson Button (ING/McLaren – Mercedes) – 177

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – Red Bull Racing –  383 pontos
2 – McLaren Mercedes – 359
3 – Ferrari  – 317
4 – Mercedes GP – 168
5 – Renault – 133