Mourinho voltou a ser um personagem escuro, sombrio. Foto: Daniel Ochoa AP/AE

No futebol, como na vida, as coisas podem mudar de um dia para o outro. O Real Madri e seu técnico, José Mourinho, são dois exemplos disso. Há uma semana, o clube madrilenho liderava a Liga Espanhola 2011/12 com dez pontos de vantagem sobre o rival FC Barcelona, segundo colocado.

E Mourinho era pura simpatia. Durante o tempo que durou essa diferença na tabela, o técnico merengue chegou inclusive a soltar algum sorriso nas suas entrevistas coletivas quase sempre tensas, mal-educadas.

A paz reinava no clube madrilenho e o técnico português era o típico lobo vestido na pele de uma ovelhinha. Líder com sobras e ajudado pelos erros arbitrais rodada após rodada, Mourinho já não se queixava dos árbitros nem de ninguém. Mas aí veio o Málaga no último domingo e arrancou um empate em pleno estádio Santiago Bernabéu, com um golaço de falta de Santi Cazorla nos acréscimos e a diferença para o Barça caiu para oito pontos. O humor já não era o mesmo.

Três dias depois de Cazorla, foi a vez do brasileiro Marcos Senna acabar de vez com o teatro de Mourinho. O Real Madri voltou a empatar em 1 a 1 na última quarta-feira, desta vez contra o Villarreal, no estádio El Madrigal, em Villarreal, pela 28º rodada da Liga Espanhola 2011/12. Cristiano Ronaldo abriu o placar para os madrilenhos, mas uma falta no final da partida cobrada magistralmente por Senna igualou o placar. Com o novo empate, a diferença para o Barça caiu para seis pontos, faltando dez rodadas para o fim do campeonato.

Com isso, Mourinho decidiu tirar a máscara de bom sujeito que usava e voltou a ser o personagem polêmico de sempre. Insultou o árbitro Paradas Romero e acabou expulso. Antes dele, o preparado físico do clube merengue, Rui Faria, já tinha sido mandado para o vestiário antes do tempo. Ahh, o lateral Sérgio Ramos, o meia Özil e o zagueiro Pepe, também receberam o cartão vermelho…os dois últimos por reclamação. O novo fiasco de Mourinho estava armado.

No final do jogo, o treinador português protagonizou outro lamentável espetáculo ´marca da casa´. Não deu entrevistas e proibiu todos os integrantes do elenco do Real Madri de falar com a imprensa. Para o técnico do Real Madri, os árbitros voltaram a ser uma ameaça mesmo não vendo dois pênaltis a favor do Villarreal no jogo desta quarta-feira.

Mas isso não importa, Mourinho só vê o que é conveniente para ele. E manchar cada semana o escudo e a imagem do Real Madri, considerado o melhor clube do século XX, é o que ele melhor sabe fazer. O único consolo de tudo isso é que a Liga Espanhola volta a estar aberta e a emoção está assegurada até o final.