Hamilton fez de tudo mas ficou em segundo lugar. O inglês celebrou com Vettel no pódio do circuito catalão. Foto: Manu Fernandez AP/AE

O GP da Catalunha de F1 disputado no último domingo foi no mínimo curioso. O circuito de Montmeló, em Barcelona, normalmente tem um público aproximado de 120 mil espectadores cada ano. Desta vez, algo menos de 70 mil foram ver a corrida. Tudo bem que a Espanha vivia um dia de eleição e que o preço das entradas para a máxima categoria do automobilismo mundial não se adapta aos tempos de crise, mas o principal motivo para essa brusca queda de público pode ser outro.

A ditadura imposta pelo alemão Sebastian Vettel neste início de temporada está criando um certo tipo de falta de interesse pela F1. Como na época de Schumacher na Ferrari. Desde o ano passado quando foi campeão pela primeira vez, o piloto da Red Bull parece passear pelos circuitos. Os outros só ganham se ele falha, o que não está sendo muito frequente. Vettel leva quatro vitórias em cinco corridas. A que não venceu, chegou em segundo.

Nesse ritmo, pode conseguir o bicampeonato da categoria na metade do ano. Só o inglês Lewis Hamilton conseguir superar Vettel até agora, graças a uma excelente pilotagem e ao acerto de estratégia da McLaren. E não foi fácil. No último domingo, Hamilton voltou a tentar de tudo, mas desta vez só conseguiu impedir a dobradinha da Red Bull. A situação é realmente complicada.

Vettel soma quatro vitórias e um segundo lugar em cinco corridas nesta temporada. Foto: Manu Fernandez AP/AE

O caso do espanhol Fernando Alonso foi algo insólito. Saiu em quarto e fez a melhor largada da carreira. Deixou todo mundo para trás e aguentou firme na ponta o tempo que pôde. Mas sofreu com a sua Ferrari o desgaste dos pneus e acabou em quinto…uma volta atrás de Vettel. A Red Bull fez a Ferrari de retardatária. Só Hamilton e Button – ambos da McLaren – conseguiram acabar a corrida na mesma volta que os carros de Vettel e Webber.

Mesmo com as constantes mudanças de regulamento na F1, a Red Bull segue um passo a frente dos rivais. Na Catalunha, Vettel parecia o papa-léguas dos desenhos animados sendo perseguido desta vez por uma horda de coiotes desalmados. E, como sempre, escapava tranquilamente ileso de todas as armadilhas. No próximo domingo entrará em cena o GP de Mônaco. Uma corrida diferente. Uma vez mais, serão todos contra Vettel.

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 118 pontos
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 77
3 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 67
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 61
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 51

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – RBR-Renault: 185 pontos
2 – McLaren-Mercedes: 138
3 – Ferrari: 75
4 – Renault-Lotus: 46
5 – Mercedes: 40