O FC Barcelona conseguiu a primeira vitória na Liga Espanhola 2023/24 na sua estreia oficial no Estádio Olímpico Lluís Companys. Mas não foi fácil. O clube catalão precisou de muita paciência para derrotar o Cádiz por 2 a 0, com os dois gols saindo apenas nos minutos finais da partida.

Xavi surpreendeu ao escalar Lamine Yamal na vaga do Raphinha (expulso no duelo da estreia). Com isso, o jogador se tornou o titular mais jovem da história do Barça na LaLiga e o mais precoce da competição no século XXI.

Além disso, o técnico escalou Frenkie de Jong na defesa, ao lado de Christensen e Kounde. Uma estratégia que funcionou para a saída de bola, mas que deixou a defesa um pouco vulnerável. A prova disso foram as diversas chances claras criadas pelo Cádiz.

Em uma delas, Ter Stegen salvou um mano a mano com Roger Martí, que poderia ter complicado a situação do Barça na partida. O clube catalão tinha volume de jogo, mas faltava criatividade no ataque. Sem conseguir mudar esse panorama, o jogo foi para o intervalo sem gols.

Pedri e Ferran salvam o dia

A necessidade dos três pontos para não se afastar das primeiras posições da tabela era grande. Mas o perigo também. O Barça se lançou ao ataque no segundo tempo e, por muito pouco, não acabou surpreendido pelos contra-ataques do Cádiz.

O jeito foi ter paciência e perseverança. Quando o tempo parecia se esgotar, veio a recompensa. Gundogan tirou da cartola uma assistência mágica para Pedri se jogar para chutar a bola e superar o goleiro Ledesma. Isso no minuto 82 do jogo.

O gol suavizou o caminho e amoleceu a defesa rival. Desse modo, nos acréscimos, Ferran Torres (que tinha acabado de entrar) arrancou do meio de campo e, na saída do goleiro, definiu o placar com categoria.