O Barça venceu o Panathinaikos na semana passada pela Champions e embolsou nada menos que 800 mil euros pelo triunfo. Foto: LD Sport News

A UEFA Champions League é a maior e mais importante competição de clubes do planeta y este reconhecimento não é por acaso.  A cada ano, os melhores jogadores do mundo desfilam pelos melhores clubes europeus em busca do título mais desejado do Velho Continente. Uma competição mágica, que proporciona fama e prestígio aos que se destaquem. E se o assunto é dinheiro, fica fácil entender porque todas as equipes européias lutam com todas as suas energias para conseguir ao menos participar da Champions League.

Os clubes presentes na atual fase de grupos da UEFA Champions League nesta temporada receberão uma quantidade mínima de 7,2 milhões de euros, segundo o sistema de distribuição de benefícios 2010/11. Cada uma das 32 equipes que participam da competição receberá um bônus de 3,9 milhões de euros, mais 550 mil euros por cada jogo disputado na primera fase. Além disso, os times ganharão 800 mil em caso de vitória e 400 mil euros por empate na fase de grupos.

Existem também os prêmios adicionais que se realizam em função do progresso da equipe na competição, que são os seguintes: 3 milhões de euros por chegar às oitavas-de-final; 3,3 milhões por chegar às quartas-de-final e 4,2 milhões de euros por uma vaga nas semifinais. O vencedor da grande final que será disputada no estádio de Wembley (Londres, no próximo dia 28 de maio de 2011) receberá um prêmio-extra de 9 milhões de euros e o vice-campeão, 5,6 milhões de euros. É dinheiro que não acaba mais.

O painel da Champions League instalado na entrada principal do estádio Camp Nou, em Barcelona, é parada obrigatória para as fotos dos torcedores de toda a Europa. Foto: LD Sport News

Como exemplo disso tudo, qualquer time que ganhe todos os seus jogos na primeira fase da Champions League receberia um total de 15 milhões de euros, 12 pelas suas atuações na fase de grupos e mais três milhões pela classificação às oitavas-de-final. Além disso, os clubes participantes receberão uma porcentagem do valor comercial da venda de direitos de televisão no seu mercado nacional, pelo número de jogos na UEFA Champions League que dispute nesta temporada e pela posição final na sua respectiva liga nacional.

As equipes também manterão seus ganhos na venda de entradas para as partidas da Champions League. Cada um dos 20 clubes que participaram nos play-offs da fase prévia, recebeu 2,1 milhões de euros. A competição é uma fábula econômica, uma espécie de ´Mega-Sena´ futebolística em que todos ganham, ainda mais se levamos em conta o momento de crise no qual está submergido o continente europeu.