Agora no comando do Real Madrid, o técnico José Mourinho quer fazer história na Liga Espanhola. Foto: LD Sport News

Terminada a ressaca da Copa do Mundo da África do Sul e o ruído das vuvuzelas, as principais ligas do planeta retomam suas atividades para fazer o melhor papel na temporada 2010/11 do futebol europeu. O grande destaque será sem dúvida a Liga Espanhola, também conhecida como ´Liga das Estrelas´. A Espanha carrega agora o selo oficial de País do Futebol após o desempenho histórico no mundial africano. A melhor liga do mundo nunca mereceu tanto esse status.

Equipes como FC Barcelona e Real Madrid como sempre foram os que mais movimentaram o mercado. O time madrilenho foi às compras antes mesmo do mundial e realizou a grande contratação da temporada. Mas desta vez não se trata de nenhum jogador. O personagem (nunca melhor dito) em questão é o treinador português José Mourinho, apontado como o melhor técnico do mundo e que será sem dúvida uma atração de peso no Campeonato Espanhol.

Com Mourinho chega a arrogância, a prepotência e os chiliques ao futebol espanhol. Mas também a qualidade na maneira de treinar uma equipe. Os jornalistas já não agüentam mais a espera para que comece o show do português. Depois dele, vieram as contratações do argentino Di Maria, do Benfica e no último fim de semana do jovem talento espanhol, Pedro León. Muitos dizem que León se parece tecnicamente ao ex-jogador Michel, um dos maiores nomes do futebol da Espanha. Em minha opinião, a única semelhança entre os dois até o momento é um rosto mais o menos parecido.

El lateral brasileño Adriano fue presentando el oficialmente como nuevo jugador del FC Barcelona este lunes. Foto: www.fcbarcelona.cat

O FC Barcelona – atual bicampeão da Liga Espanhola – também se movimentou durante a Copa. Contratou nada menos que o atacante David Villa. O craque (ex-Valência) acabou campeão e vice-artilheiro do mundial. Liberou Thierry Henry para os EUA, Touré Yayá para o Manchester City e neste fim de semana anunciou a contratação do lateral brasileiro Adriano, que estava no Sevilha. Além de contar com novo presidente, Sandro Rossel, que sucedeu Joan Laporta como presidente do Barça, no mês passado. A coisa não vai parar por aí…

A Liga da Estrelas promete muita emoção e qualidade por todos os lados. O Barça VS Real Madrid já começou nos bastidores e seguramente serão outra vez os dois grandes favoritos ao título. A Espanha da paella, do flamenco, das touradas, de Pau Gasol, de Rafa Nadal, de Fernando Alonso, agora se prepara pela primeira vez na sua história para ser também o país do futebol. Olé!