Pela primeira vez na história, o time ideal da temporada foi formado por jogadores que atuam numa mesma liga. Nesse caso, a Liga das Estrelas. Foto: www.fcbarcelona.cat

O futebol espanhol vive o melhor momento da sua história. Se não bastasse os títulos conquistados pela sua Seleção nos últimos quatro anos, a Espanha se converteu no lugal ideal para a prática do futebol na sua plenitude.

Um fenômeno que teve início há aproximadamente uma década, quando o Campeonato Espanhol se transformou no destino predileto dos melhores jogadores do mundo e acabou com o reinado de anos nesse aspecto do Campeonato Italiano.

Dez anos foram mais que suficientes para a Espanha passar de coadjuvante nas competições internacionais a favoritos absolutos ao títulos em jogo. Ganhou a Europa, ganhou o mundo e as equipes espanholas voltaram a ter o domínio do futebol europeu. Uma hegemonía conquistada a base de muito trabalho e dedicação.

Mas a Liga das Estrelas nunca tinha conseguido o feito da última segunda-feira. A FIFA realizou a sua tradicional gala da Bola de Ouro, em Zurique (Suíça). Na ocasião, escolheu como é de praxe o melhor time do mundo de 2012. Simplesmente os onze jogadores do time ideal atuam no futebol espanhol.

Foram cinco jogadores do FC Barcelona (Messi, Dani Alves, Xavi, Iniesta e Piqué), cinco jogadores do Real Madrid (Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso, Iker Casillas, Sérgio Ramos e Marcelo) e um do Atlético de Madrid (Radamel Falcao). Além do melhor técnico: Vicente del Bosque. Foi a consagração da excelência dos clubes espanhóis e a prova definitiva que a Espanha é o país do futebol.