Os craques do Barça comemoram a vitória histórica no Bernabéu
Os craques do Barça comemoram a vitória no último clássico do Bernabéu (0-1) / Miguel Ruiz – FCB

Longe ficou o tempo em que jogar no Santiago Bernabéu trazia a sensação de ser algo que antecedia um funeral para o torcedor do FC Barcelona. O Barça tinha dificuldades para derrotar o Real Madrid na capital espanhola e as vitórias esporádicas que conseguia eram celebradas como façanhas históricas.

Uma situação melancólica que começou a ser revertida incialmente graças a magia de um jovem Ronaldinho Gaúcho. No primeiro clássico dele no Bernabéu, em abril de 2004, ele deu assistência mágica para Xavi garantir uma das vitórias mais significativas para o barcelonismo. Um 2 a 1 que deu início a uma nova era.

No mesmo horário daquela partida, eu regressava uma viagem a Cadaqués, na paradisíaca Costa Brava da Catalunha. Durante aquele fim de semana especial, só falavam nesse clássico. Por isso, durante o regresso o silêncio no carro era total. Todos atentos ao rádio, sem querer perder nenhum detalhe da partida.

Pouco antes de entrar em Barcelona, o gol nascido da conexão Ronaldinho-Xavi me fez entender o significado para um catalão de uma vitória na casa do eterno rival. Dentro da cidade, vi as pessoas felizes nas ruas, carreata – da qual participei involuntariamente – e uma alegria que não teve hora para acabar. O certo é que dura até hoje.

No ano seguinte, Ronaldinho arrancou os aplausos do Bernabéu com uma atuação memorável (0-3) e consolidou o começo de uma nova hegemonia. Com a chegada de Guardiola e a explosão de Messi, virou bagunça e a história do clássico tomou um novo rumo.

A década dourada

Sem dúvida, a goleada no Bernabéu mais lembrada é o famoso 6 a 2 pela Liga Espanhola, em 2009. A temporada na qual o Barça se tornou a primeira e única equipe a conseguir os seis títulos possíveis em uma temporada. Depois disso, teve 3-4, 0-4, 0-3, 2-3…como se o clube catalão vivesse a sua feliz e particular versão do ‘Dia da Marmota’.

Dos quatro clássicos da atual temporada, o Barça venceu três – dois por goleada – e empatou um. As duas últimas vitórias foram nesta semana, ambas no Bernabéu e com um intervalo de três dias. Uma doce rotina de mais de uma década que terminou em uma virada histórica na história dos clássicos.

Hegemonia azul-grená

O Barça de Ronaldinho e, depois, de Messi, fez a torcida catalã mudar a sua visão com relação ao Santiago Bernabéu. Se perguntar hoje a um torcedor culé onde prefere que o clássico seja disputado, certamente escolherá o estádio merengue. A nova vitória em território ‘inimigo’ foi muito mais do que três pontos.

Ela imortalizou esse prazer contemporâneo das visitas a casa eterno rival. Graças a ela o Barça se tornou a única equipe a ganhar quatro vezes seguidas no estádio merengue pela Liga Espanhola.

E com ela o clube catalão superou o Real Madrid no retrospecto histórico d0 clássico, com 96 vitória contra 95 dos merengues. Algo que não ocorria desde 1932. Números que respaldam a realidade de que o maior clássico do mundo tem um novo dono.