Foram confirmados os piores presságios sobre a lesão de Gavi. Nesta segunda-feira, o FC Barcelona emitiu um comunicado anunciando que o meio-campista de 19 anos sofre de “uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho direito e uma lesão associada ao menisco externo”.

É comum que o clube catalão não especifique o tempo estimado de afastamento em seus comunicados. No entanto, o período de recuperação para uma lesão grave como a de Gavi costuma ser de cerca de oito meses. Portanto, o jogador andaluz se despede do que resta da temporada e coloca em risco sua participação na Eurocopa 2024 e nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho.

A lesão de Gavi ocorreu no último domingo na vitória da seleção espanhola contra a Geórgia (3-1), em Valladolid, durante a última rodada de qualificação para a Eurocopa. O meio-campista teve que ser substituído aos 26 minutos da partida e deixou o campo em lágrimas.

Pela reação do jogador e as sensações no momento da lesão, todos temiam que pudesse ser algo muito grave. Seu companheiro de equipe no Barça e também em ‘La Roja’, Ferran Torres, mostrou uma camisa com seu nome após marcar o segundo gol da Espanha na partida. Desde então, não pararam de chegar mensagens de apoio de todos os lados para Gavi.

A lesão representa um duro golpe para Xavi Hernández em outra pausa de seleções com consequências desastrosas para o Barça. Será impossível para o técnico barcelonista substituir uma das figuras-chave da equipe, especialmente pela energia que aporta em cada partida. Uma ausência realmente sensível que chocou todos os fãs de futebol.