A Venezuela viveu o seu melhor fim de semana esportivo em muitos anos. Tudo começou no sábado, com a confirmação da pole do piloto Pastor Maldonado (27 anos) no GP da Espanha. Já era um feito inédito para o país sul-americano. Mas o melhor estava por vir. Neste domingo, Maldonado assegurou sua primeira vitória na F1 após superar o espanhol Fernando Alonso em um duelo formidável no Circuito de Montmeló, na Catalunha.

Pastor Maldonado fez história para a Venezuela e também devolveu a equipe Williams ao caminho das vitórias após oito anos. O último triunfo da equipe inglesa tinha sido no GP do Brasil, em 2004. Fernando Alonso, da Ferrari e Kimi Räikönen, da Lotus, completaram o pódio. Alonso mostrou uma vez mais mostrou que o talento compensa as limitações do seu carro e é o novo líder do campeonato ao lado de Sebastian Vettel, da Red Bull, com 61 pontos.

Mas o dia era mesmo do venezuelano Maldonado que celebrou como nunca o brilhante feito na carreira. A festa só não foi completa por culpa de uma explosão nos boxes da Williams justo quando a equipe comemorava a vitória. O fogo logo se alastrou para as dependências da escuderia Toro Rosso e causou pânico no paddock de Montmeló. Um mecânico da equipe Force India acabou ferido com diversas queimaduras.