O Fenômeno Ronaldo - hoje aposentado do futebol - considera o gol marcado ao Compostela o mais bonito da sua carreira. Foto: Nelson Antoine Foto Arena/AE

A cidade de Santiago de Compostela, situada na Galícia (Espanha), é  conhecida mundialmente por ser o destino final de todo peregrino que se dispõe a realizar o histórico Caminho de Santiago. O trajeto se inaugurou no século IX com a descoberta do mausoléu onde estaria o túmulo de um dos apóstolos de Cristo (Santiago) e atualmente é considerado pela Unesco um dos Patrimônios da Humanidade.

A Basílica de Santiago marca o final do Caminho Santo que atrai milhares de peregrinos a cada ano. Por toda essa magia e história a cidade de Santiago de Compostela se converteu num símbolo do Cristianismo. Só que no dia 12 de outubro de 1996 também virou um símbolo do futebol mundial por culpa do gol que marcou o ´Fenômeno´ Ronaldo na vitória do FC Barcelona por 5 a 1 sobre o time local, o Compostela, no estádio Multiusos de San Lázaro, pela Liga Espanhola 1996/97.

Na última quarta-feira foi o 15º aniversário daquele gol assombroso que fez inclusive o próprio técnico do Barça na época – o inglês Bob Robson – levar as mãos à cabeça, incrédulo, como todos. Uma ação que durou apenas onze segundos e passou à eternidade. O lance foi repetido inúmeras vezes em todos os canais de televisão da Europa nesta semana. O próprio Ronaldo saiu dizendo que apesar de não ter sido o gol mais importante da carreira dele, foi sem dúvida o mais bonito.

O 15º aniversário do histórico gol do Fenômeno coincidiu com a entrevista coletiva realizada pelo lateral brasileiro Maxwell, na cidade-esportiva do Barça. Um jornalista espanhol lhe perguntou se ele já havia visto o lance alguma vez e ele respondeu: “Tenho a imagem gravada na memória. Sempre fui fã do futebol do Ronaldo, como todos os brasileiros e esse foi um dos gols mais bonitos que eu vi na minha vida”. Sem dúvida, foi uma das obras mais belas já produzidas num campo de futebol (Confira aqui o histórico gol de Ronaldo e a reação do saudoso técnico Bobby Robson).