Por Bárbara Hofmeyr *

Quando os jogadores ainda tinham pelo no peito e nas pernas – agora a maioria se depila -, já era comum ver-lhes celebrar as vitórias em companhia de agradáveis senhoritas. Futebol e mulheres sempre andaram juntos e somente em 2010 já se produziu uma lista interminável de notícias romântico-eróticas com craques de futebol envolvidos: o beijo de Iker Casillas e Sara Carbonero após a final da Copa do Mundo da África do Sul, o castigo à diversos jogadores da Seleção Mexicana pelos excessos cometidos

Essa é a logomarca do site que está dando o que falar no futebol europeu. Foto: Reprodução www.becomeawag.com

numa saída noturna, que o Piqué (zagueiro do Barça) tem algo com a Shakira, que o Iniesta será papai em 2011…que o Puyol sai com a modelo Malena Costa, que o Rooney é possivelmente adicto as enfermeiras do amor, que o Cristiano Ronaldo trocou outra vez de mulher…que o ex-atacante do Barça, Maxi López, tinha batido na namorada…e por aí vai..

De qualquer modo, o certo é que enrolar-se com um jogador atlético e com um ótimo salário se converteu num ´estilo de vida´ e até numa ´profissão´. Ao menos isso assegura o site www.becomeawag.com, inaugurado no último mês de agosto. Ele atua como um intermediario entre garotas a partir de 18 anos (acima disso não há limites de idade, até porque não faltam jogadores que preferem mulheres mais experientes) e uma quinzena de atletas do futebol inglês, incluído da 1ª divisão – Premier League. O site, criado por um estudante de apenas 22 anos chamado David Hall, pede para as candidatas um foto e que preencham um questionário.

Vale lembrar que ´WAG´ é um acrônimo de ´Wives and Girlfriends´ (mulheres e namoradas), nome criado na Copa do Mundo de 2006, como um dos seus principais estandartes. Nestas alturas, uma ´wag´ que se destaque tema garantia de uma vida de luxo e também de espaço na mídia. As ´groupies´ que acabavam e acabam na cama de roqueiros são meras aprendizes do lado delas. Alguma até alcançou a fama. Só que o resto não passou de uma noite de bebedeira. Mas voltando ao www.becomeawag.com, a cota única de inscrição é de 19,99 libras (mais ou menos 55 reais) e pede para as aspirantes que não tentem imaginar o que podem estar buscando os profissionais da bola “porque todos querem algo diferente”.

Não existem garantias para ser uma das felizardas, já que existe uma seleção das damas cujos ´hobbies´ e personalidades mais se aproximamem aos pedidos e logo será o jogador quem vai escolher. O próprio site faz questão de recordar que não são só os jogadores da Premier League que ganham bons salários, mas também os das divisões inferiores, incluindo um anexo onde saem os valores. Pelo visto o grupo mais representado neste site de encontros é o dos craques-promessas (Rooney, Becks e até o ´bígamo´ Terry fizeram escola) de vários times.

Outro dado que chama a atenção: a última pergunta do questionário citado é “Até que ponto você estaria disposta a chegar para ser uma ´wag´?”. David Hall tem pressa para esclarecer que o seu site não é um buscador sexual. Bom, o futebol como nós conhecemos nasceu na Inglaterra, assim como o termo ´wag´ e www.becomeawag.com. Os ´pross´ retiraram a braçadeira de capitão de John Terry por se envolver com a mulher de um companheiro, os tablóides estiveram atentos a cada passo do ´Caso Rooney´ e cada vez é maior o número de jogadores que alimentam a imprensa da fofoca. Parafraseando o técnico Pep Guardiola, ´no futebol a questão é meter´….

(ele se referia a meter a bola no gol e não ao que você pensou).

* Bárbara Hofmeyr é jornalista. Trabalha no renomado diário ´Mundo Deportivo´, de Barcelona, onde iniciou sua trajetória em 1984. É colaboradora de diversos jornais internacionais e do Blog LD Sport News.