Por Bárbara Hofmeyr *

Villa assegura estar contente apesar de jogar fora da sua posição. Foto: www.fcbarcelona.cat

O atacante David Villa (29 anos) assegurou numa entrevista coletiva recente que o FC Barcelona não lhe contratou para ser artilheiro nem pelos seus gols e que se considera adaptado ao padrão futebolístico azul-grená. Também ressaltou que “não podem comparar-me ao Villa do Valência porque no Barça não jogo na mesma posição. O sistema é diferente”. Ainda assim, ´El Guaje` – como também é conhecido o goleador espanhol – afirmou que está feliz e que não tem ansiedade. Entretanto, relembrou que é um inconformista nato e que sempre quer marcar mais gols.

O atacante asturiano está a apenas um gol de se converter no maior artilheiro da Seleção Espanhola, atual campeã do mundo e todos lhe vêem contente e integrado no elenco do clube catalão; Por outro lado, a preocupação é sobre até quando ele aguentará esse papel de extremo, já que a sua ambição como centroavante clássico é pública e notória.

O técnico Pep Guardiola sempre encomenda a Leo Messi o papel de ´9` e por isso o jogador mais fora de série de todos é ao mesmo tempo um autêntico canibal de centroavantes de profissão. O ´10` do Barcelona já almoçou Samuel Eto´o, jantou Thiery Henry e teve Zlatan Ibrahimovic para o café-da-manhã. Além disso, já deu uma dentada em Bojan Krkic, outro talentoso atacante revelado no Barça que viu sua projeção freiada pela estratosférica e constante evolução de Messi como goleador.

Messi é o melhor goleador de todos sem nunca ter sido um centroavante típico. Mas Guardiola soube ver que quanto mais próximo da área esteja o argentino, mais letal ele será. Por isso, aos poucos ele foi tirando do centro do ataque aos ´Samu´, ´Titi´, ´Ibra´ e agora Villa, obrigando-lhes a ter que atuar como extremos. Pelas pontas, estes ´Killers´ respaldados por seus corrrespondentes troféus de excelência se saem bem pela sua enorme qualidade, mas claro que marcam muito menos.

Henry protestou dentro do vestiário, Eto´o mordeu a língua porque sabia que já estava crucificado para Pep Guardiola e Ibrahimovic explodiu no final,

A infinita qualidade de Messi se converteu num ´problema´ inclusive para seus companheiros de equipe. Foto: LD Sport News

por sua própria boca e pelo falastrão do seu representante, Mino Raiola. Os três craques tiveram que ir embora do clube catalão. Enquanto isso, Bojan Krkic é o único que segue lutando por um lugar ao sol.

David Villa insiste que “veio para ajudar a equipe”…só que todos sabem que apesar da sua habilidade no jogo de combinações, o Villa de extremo não é tão perigoso como pelo centro da área. Messi é o melhor, como reconhece o próprio ´Guaje´, mas o preço pagam os – teóricos – centroavantes clássicos. ¿Acabará desistindo Villa de jogar no Barça?¿Aceitará Bojan um empréstimo para recuperar a confiança?¿Ousará vir ao Barça Fernando Llorente se o clube catalao fizer uma oferta ao Athletic de Bilbao por ele? Pelo caráter que tem, ninguém duvida que Villa se encaixe perfeitamente do Barcelona, mas que não se descuidem do que possa pensar o seu coração.

* Bárbara Hofmeyr é jornalista. Trabalha no renomado diário de esportes ´Mundo Deportivo´, de Barcelona, onde iniciou sua trajetória em 1984. É colaboradora de diversos jornais internacionais e do Blog LD Sport News.