O melhor do mundo em estado de graça. Foto: Manu Fernández AP/AE

Na Espanha, quando um jogador marca três gols num mesmo jogo, é normal dizer que ele marcou um ´hat-trick´. Inclusive existe uma lei não-oficial que deixa o jogador levar a bola para casa como recordação do grande dia. Nem os árbitros se metem nessa questão. Agora, quando um jogador anota quatro gols numa mesma partida, o nome da façanha muda para ´pôquer´.

Pois foi o que voltou a fazer o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, justo no dia que cumpria 200 jogos oficiais na Liga Espanhola. E nesse caso, também levou a bola para casa. O astro argentino do Barça marcou quatro vezes na goleada por 5 a 1 sobre o Valência, no último domingo,  no estádio Camp Nou, em Barcelona. O torcedor presente celebrou o resultado ao ritmo de tango em pleno domingo de carnaval.

Foi o segundo ´pôquer´ da carreira de Messi, o primeiro na Liga Espanhola. Antes disso, só o Arsenal tinha saboreado o desprazer de levar quatro gols da estrela do Barça, na Champions League 2009/10. Com a nova façanha, o argentino soma agora 27 gols em 23 rodadas do Campeonato Espanhol, um a menos que o artilheiro da competição, Cristiano Ronaldo (Clique aqui e veja a nova atuação antológica do melhor jogador do mundo).

Juntando todas as competições, já leva 42 nesta temporada. Messi está muito próximo de igualar a marca de 53 gols (conquistada na campanha 2010/11), o recorde da sua carreira. O melhor jogador do mundo é assim. Justo num momento em que alguns meios ´informavam´ que ele andava um pouco triste e fora de forma, o craque vai e responde com um novo pôquer. E contra um time grande. Típico. Falta ver o que dirão agora….