Adriano apresenta orgulhoso o escudo do seu novo clube. Foto: LD Sport News (Lu Berleze)

Há aproximadamente um ano o lateral Adriano Correia Claro perguntou ao seu filho: “Se algum dia eu saísse do Sevilha para outro clube, qual você gostaria que eu jogasse?”. Na época, o pequeno Adrian de somente três anos respondeu: “Papai, eu queria que você fosse para o Barcelona”. O diálogo era um presságio.

O jogador brasileiro assinou um contrato de quatro temporadas – mais uma opcional – com o FC Barcelona, no último dia 17 de julho e realizou o sonho de toda a sua família. “Quando eu contei pro meu filho a notícia, ele ficou sem reação, não tinha palavras”, revelou Adriano, emocionado.

Através de uma negociação rápida e discreta, o clube catalão pagou ao Sevilha um total de € 13,5 milhões pelo versátil jogador brasileiro de 25 anos (9,5 pela transferência e mais 4 que dependerão do rendimento do atleta). Sua cláusula de rescisão é de € 90 milhões.

O Blog LD SPORT NEWS traz agora uma entrevista exclusiva com o primeiro curitibano a conseguir vestir a camisa do FC Barcelona, o melhor clube do planeta e base da atual Seleção da Espanha, campeã da Copa do Mundo da África do Sul 2010. A conversa foi feita na Cidade-Esportiva Joan Gamper na última quarta-feira. Confira!

LD Sport News – Como você recebeu a notícia da sua contratação pelo FC Barcelona?

Adriano – Após um treino com o Sevilha vi que tinha uma ligação do presidente do clube (José María del Nido) no meu celular. Fiquei preocupado e retornei o telefonema. Ele foi direto: “recebi uma oferta do Barcelona e por minha parte já está tudo ok. Só falta você acertar com eles. Não vou impedir tua saída e te desejo o melhor”. Suas palavras me emocionaram e logo liguei para o meu empresário, que já sabia do assunto. Pedi pra ele nem escutar outras ofertas e que fosse direto para Barcelona. Logo, fiz um exame médico em Madrid para não chamar a atenção e pouco depois assinei contrato. Foi a realização de um sonho.

LD Sport News – Quais foram as tuas primeiras impressões na sua nova equipe?

Adriano – As melhores possíveis. Todos me receberam com muito carinho. Desde o funcionário mais humilde até o presidente do clube. Para um jogador é fundamental ter esse apoio para se adaptar com rapidez. A estrutura do clube também me impressionou.

O jornalista Lucas Duarte e o lateral Adriano num momento da entrevista no CT do Barcelona. Foto: LD Sport News (Lu berleze)

LD Sport News – Agora no melhor time do mundo será mais fácil atingir os objetivos que faltam: ganhar uma Liga Espanhola, uma Champions e, principalmente voltar à Seleção Brasileira?

Adriano – Acredito que sim. Vejo essa etapa no Barça como um novo começo na minha carreira. Estou mais motivado que nunca. Quero triunfar aqui e também voltar a servir a Seleção Brasileira. Penso que pela qualidade dos jogadores do Barcelona, posso crescer muito como profissional. Quero absorver tudo o que o clube e, principalmente o técnico Pep Guardiola, tenham para me ensinar. Dessa maneira poderei almejar coisas importantes.

LD Sport News – Como viu ser uma das apostas do novo presidente do Barcelona, Sandro Rosell, nessa nova etapa do clube catalão?

Adriano – Me fez sentir muito orgulhoso. Uma recompensa ao trabalho de toda a minha vida. Não tenho dúvida que com ele o clube seguirá a trajetória vitoriosa dos últimos anos. Outra coisa que me alegrou foi ter a aprovação do técnico Pep Guardiola, um dos melhores treinadores do mundo. Será um prazer trabalhar com ele.

LD Sport News – A concorrência no Barça é de altíssima qualidade. Acredita em poder conseguir uma vaga de titular na equipe?

Adriano – Acredito que todos os jogadores trabalham para ser titular. Conheço a enorme qualidade de Abidal e de Maxwell, os jogadores com os quais disputarei diretamente uma vaga no time. Só que para mim esse é um fator favorável porque te obriga a estar sempre em grande forma. Mas agora só penso em adaptar-me o antes possível ao clube e ao estilo de jogo do Barça.

LD Sport News – Já te explicaram como funciona culturalmente as coisas por aqui?

Adriano – Sim. Sei que apesar de formar parte da Espanha, Catalunha é praticamente outro país. Possui idioma e cultura própria. Quando aprender o antes possível a falar o catalão, mas antes quero acabar de instalar-me na cidade com a minha esposa e meu filho.

LD Sport News – Suponho que também te explicaram que as noitadas de Barcelona são bastante atraentes…

O lateral Adriano no dia da sua apresentación no estádio Camp Nou. Foto: www.fcbarcelona.cat

Adriano – (risos) Sim, já me disseram também. Só que com isso não me preocupo, não sou de ir a discotecas. Sou tranqüilo e prefiro sair para jantar com minha família. Também gosto de mar e já vi que Barcelona tem praias muito bonitas.

LD Sport News – Ficou alguma mágoa com o Dunga por não ter levado você à Copa do Mundo da África do Sul?

Adriano – Fiquei realmente triste por não ter ido, mas não guardo mágoas de ninguém. O que eu penso fazer agora é trabalhar cada vez mais para voltar a ter a oportunidade com o Brasil. É um sonho que eu tenho.

LD Sport News – Com a renovação que o novo treinador Mano Menezes está propondo na Seleção Brasileira pensa que seu regresso pode estar próximo?

Adriano – Espero que sim. Quero que ele saiba que estou à disposição e que me sinto preparado para a responsabilidade de servir a Seleção. Fiquei feliz pelos meus amigos que foram convocados por ele recentemente e lhes desejo toda a sorte do mundo.

LD Sport News – O que achou do título mundial da Espanha, país onde vive há quase seis anos?

Adriano – Penso que foi merecido, afinal eles trabalharam muito para conquistar esse título. Acho que era o selo de qualidade que faltava para o futebol espanhol. Há anos a Liga Espanhola é considerada a melhor do mundo e esse triunfo na África foi uma recompensa a tudo isso. No meu caso em particular me alegrei com a oportunidade de chegar ao clube que serviu como base para essa seleção.

LD Sport News – Você é o primeiro curitibano de nascimento a vestir a camisa do todo-poderoso FC Barcelona, um orgulho para a capital do Paraná e também para o jornal Tribuna do Paraná, que sempre acompanhou sua carreira…

Adriano – O orgulho é meu por ter esse reconhecimento e gostaria de agradecer o apoio da Tribuna do Paraná. O jornal acompanha minha carreira desde as categorias de base do Coritiba. Sempre me deu espaço para falar da minha vida, de contar minhas diferentes etapas como profissional. Quero fazer o melhor possível aqui no Barcelona para mostrar que minha contratação não foi por acaso.

FICHA TÉCNICA

Nome: Adriano Correia Claro

Data de Nascimento: 26/10/1984

Local de Nascimento: Curitiba – PR

Altura: 1,72m

Peso: 67kg

Posição: lateral/meia-esquerda

Clube: FC Barcelona

TÍTULOS

Coritiba FC: Campeonato Paranaense (2003 e 2004.)

Sevilla FC: Copa da Uefa (2005/06 e 06/07); Copa do Rei da Espanha (2006/07 e 2009/10); Supercopa da Europa (2006) e Supercopa da Espanha (2007).

Seleção Brasileira: Mundial sub-20 (2003) e Copa América (2004).