Xavi Hernández, embarcando no avião para um duelo contra o Cádiz. / Twitter: @FCBarcelona_br
Xavi Hernández, embarcando no avião para um duelo contra o Cádiz. / Twitter: @FCBarcelona_br

Ninguém pode falar nada do trabalho do técnico Xavi Hernández no FC Barcelona até o momento. Desde a sua chegada ao clube catalão, em novembro de 2021, a equipe apresentou uma evolução constante em todos os aspectos.

Ele veio para substituir o treinador Ronald Koeman, incapaz de fazer a equipe funcionar após a saída de Messi e cuja qualidade de jogo do Barça sob o seu comando era deprimente. Era preciso uma mudança urgente.

Com isso, o presidente Laporta foi buscar um dos maiores ídolos da história do clube para comandar a equipe. A esperança tinha voltado. E Xavi não decepcionou. Com um time limitado na temporada passada, finalizou a Liga Espanhola na segunda posição.

Agora, com contratações de grande nível e após fazer a sua primeira pré-temporada com a equipe, o rendimento só melhora. Nesse contexto, conseguiu um feito admirável. Xavi Hernández é o visitante mais incômodo do Campeonato Espanhol.

Desde que assumiu o comando do Barça, Xavi segue invicto nos jogos fora de casa pela Liga Espanhola. Foram 17 partidas até o momento, com 12 vitórias e cinco empates. Desse modo igualou o recorde que pertencia ao técnico Zinedine Zidane, em 2016, com o Real Madrid.

Mais um jogo fora sem perder e a marca histórica será exclusiva de Xavi Hernández. Algo impressionante para alguém que leva menos de um ano no comando de uma equipe do futebol espanhol. Ao que tudo indica, isso é só começo.