O Barcelona oficializou nesta quarta-feira a contratação do goleiro polonês Wojciech Szczesny (34 anos) para cobrir a ausência do lesionado Marc-André ter Stegen. O clube catalão chegou a um acordo para a contratação do jogador até o dia 30 de junho de 2025, quando espera já pode contar com o regresso do goleiro alemão.

Um dado que chama a atenção é a forma peculiar que Szczesny chega ao Barça. O polonês havia se aposentado do futebol profissional em agosto após acertar sua saída da Juventus, mas indicou que teria sido um “erro” não aceitar a oferta do Barça. Ele também revelou que Robert Lewandowski, seu antigo companheiro na seleção da Polônia, teve grande influência na sua contratação.

“Foi a primeira pessoa que me ligou para ver a possibilidade de que isso acontecesse porque eu estava aposentado”, declarou Szczesny. “No início, não estava preparado para novos desafios, mas falei com minha família e meus amigos e todos me disseram que seria um erro não aceitar isto”, completou.

Ao longo da sua carreira, Szczesny defendeu as camisas de grandes clubes europeus, como o Arsenal, a Roma e a Juventus de Turim. Também foi titular 84 vezes com a seleção polonesa e no seu currículo aparecem duas participações em Copas do Mundo e quatro em Eurocopas, incluindo a da Alemanha 2024.