O FC Barcelona deu um passo gigantesco rumo à classificação direta para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube catalão derrotou o Borussia Dortmund nesta quarta-feira por 3 a 2, desmantelou o temido Muro Amarelo do Signal Iduna Park e encerrou um tabu de três anos do clube alemão sem perder em seu estádio.

A impressionante vitória fora de casa colocou a equipe liderada por Hansi Flick na segunda posição da tabela da mais prestigiada competição de clubes do mundo, agora com 15 pontos em seis rodadas. O Barça também ostenta o melhor ataque da Champions League, com 20 gols, uma média superior a três tentos por partida.

Embora ambas as equipes tenham criado chances claras para marcar no primeiro tempo, todos os gols aconteceram na etapa final. Raphinha abriu o placar com um chute cruzado, após assistência de Dani Olmo, e marcou seu sexto gol na competição. Pouco depois, Girassy empatou em uma cobrança de pênalti bastante questionável assinalado pelo árbitro.

Na sequência, Ferran Torres, que havia substituído Lewandowski, marcou seu primeiro gol na partida e recolocou o Barça em vantagem. Três minutos mais tarde, Guirassy anotou mais um e voltou a empatar o jogo para os donos da casa. Nos minutos finais, Lamine Yamal, eleito o melhor jogador da partida, deu uma assistência magistral para Ferran Torres selar a vitória.

“Podemos nos orgulhar muito da forma como acreditamos na vitória e da qualidade demonstrada pelos jogadores”, declarou o técnico do Barça, Hansi Flick, após o jogo. “Os gols deles vieram de erros nossos, sempre há espaço para melhorar, mas tenho que parabenizar a equipe pelo ótimo desempenho”, concluiu.

A um empate da classificação

Segundo cálculos feitos por inteligência artificial, seriam necessários 16 pontos para que uma equipe consiga a classificação direta para as oitavas de final da Champions League. Faltando duas rodadas para o término da primeira fase da Champions League, o Barça é o vice-líder da competição, com 15 pontos.

O clube catalão ainda enfrentará o Benfica fora de casa, receberá o Atalanta em Barcelona e precisaria de apenas um empate contra uma dessas duas equipes para estar entre os oito primeiros.