Foi uma vitória de caráter, daquelas que podem valer um título. Com um gol do brasileiro Raphinha, o Barça derrotou o Athletic Club por 1 a 0, no Estádio San Mamés completamente lotado e deu mais um grande passo na luta pelo título da Liga Espanhola.

A uma semana do duelo contra o Real Madrid, o resultado manteve Barça na liderança da competição, com nove pontos de vantagem sobre o eterno rival. Caso vença o clássico do próximo domingo, no Spotify Camp Nou, a situação azul-grená ficaria ainda mais confortável.

Com vários destaques, o clube catalão deu um golpe de autoridade na competição ao conquistar três pontos em um dos campos mais difíceis do futebol espanhol. O Barça voltou a mostrar uma defesa sólida, coroada pela atuação do goleirão Ter Stegen, eleito MVP da partida.

No ataque, Raphinha (26 anos) novamente foi o protagonista e garantiu um triunfo vital com um belo gol, após uma assistência magistral de Busquets. O brasileiro é o jogador mais decisivo do Barça em 2023, com sete gols e cinco assistências.

Para completar, o time comandado por Xavi Hernández chegou ao 19º jogo sem sofrer gols em 25 rodadas disputadas da Liga Espanhola. Uma exibição defensiva sem precedentes na história da competição.