Welbeck marcou o gol do Manchester United no empate em 1 a 1 contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. A rodada da Champions League foi desastrosa para o futebol espanhol. Foto: Daniel Ochoa de Olza / AP

Nada como um dia após o outro. Há dois meses eu escrevia sobre o esplendor do futebol espanhol no Velho Continente. Além de ganhar tudo com a sua seleção, a Espanha se vangloriava de ter conseguido classificar todos os seus times para as oitavas-de-final da atual Champions League.  Mas no futebol as coisas mudam mais rápido que o vento.

A Champions League regressou neste mês de fevereiro para a sua fase eliminatória e tudo mudou. Nenhum time espanhol conseguiu vencer o seu jogo de ida das oitavas-de-final da melhor competição de clubes do planeta e há grandes probabilidades de que todos caiam eliminados nas próximas semanas.

O Barça caiu por 2 a 0 em San Siro diante de um Milan que soube mais que nunca honrar seu escudo. Os rossoneros em nenhum momento se intimidaram com os ´baixinhos´ do Barcelona, que realizaram a pior apresentação dos últimos anos. Agora terão que fazer mágica contra os italianos no próximo dia 12, no Camp Nou, para poder reverter essa indigesta vantagem.

O Málaga também perdeu o seu duelo contra o FC Porto, por 1 a 0, no estádio do Dragão, na cidade do Porto e até que não foi tão mal assim. É o que tem a situação mais fácil, já que decidirá em casa e uma vitória simples (desde que o Porto não marque nenhum gol) garante o time andaluz nas quartas-de-final.

Já o Valência terá que suar mais se quer uma vaga na próxima fase da Champions League. Perdeu em casa para o renovado PSG por 2 a 1 e terá que reverter essa difícil situação no próximo dia 6, em Paris. Ibrahimovic e sua turma não vão querer facilitar as coisas.

O Real Madrid também decepcionou. Empatou em casa (1 a 1) diante do Manchester United e Sir Alex Ferguson ganhou a primeira batalha contra José Mourinho. Os merengues sabem que terão que realizar um jogo perfeito no Teatro dos Sonhos de Old Trafford se querem garantir a vaga. Desse jogo, cairá o primeiro eliminado do mata-mata.

A coisa val mal também na Europa League (antiga Copa da UEFA). O Atlético de Madrid, atual campeão, acaba de cair eliminado diante do Rubin Kazan, da Rússia. Ainda na fase de grupos, já tinha caído o Athletic de Bilbao e só o modesto Levante mantén o orgulho espanhol em alta já que é o único classificado para a próxima fase desta competição. Mas como falamos de futebol, numa semana tudo pode mudar de novo. Já veremos…