Nomes como Cristiano Ronaldo, Kaká, Forlán, Nilmar, Suazo ou Luís Fabiano servem para ilustrar a enorme legião estrangeira presente na Liga Espanhola BBVA 2009/10. São apenas uma pequena parte de um total de 174 jogadores de quatro continentes distintos que atuam na primeira divisão da Espanha. O jornal esportivo Marca, de Madri, realizou um informe detalhado após o fechamento do último mercado de inverno de transferências que revelou detalhes curiosos sobre o assunto.

Cristiano Ronaldo é o mais famoso entre todos os estranjeiros que atuam na Liga Espanhola. Foto: LD Sport News (Thiago Marder)

Os estrangeiros representam um 35% de um total de 496 jogadores que integram os clubes clubes da elite do Campeonato Espanhol. Argentina e Brasil – com 40 e 26 atletas, respectivamente – são os países de origen predominantes. Além disso, América do Sul fornece um 52,2% dos futebolistas que chegam à ´Liga das Estrelas´.

Entre os países da Europa, os dirigentes espanhóis focam suas atenções principalmente em Portugal e França. O futebol africano é o mercado emergente que ganha maior protagonismo a cada ano. Já possui nessa temporada 20 atletas distribuídos pelos times da Liga Espanhola BBVA.

Quem inovou foi o RCD Espanyol ao botar o mercado japonés nesse mapa-mundi futebolístico trazendo o atacante Nakamura. Na mesma linha agiu o Osasuna com as contratações de Masoud e Nekoumam, do Irán. Oceania é o único continente sem representante apesar de contar durante um bom tempo com o australiano Aloisi como um dos seus estandartes.

Já quando o tema são os times em particular, Zaragoza e Sevilha são os que mais buscam reforços em outros países, com um total de 16 estrageiros cada um. Por outro lado, quem mais aposta pelo produto nacional, além do Athletic de Bilbao (famoso por nunca na sua história ter contratado jogadores de outros países), é o Tenerife.

Curiosidades:

– Dez clubes da primeira divisão da Espanha contrataram jogadores no último mercado de inverno. O Zaragoza foi o que mais investiu ao trazer sete jogadores, entre eles o brasileiro Edmílson, que regressa à Liga das Estrelas.

O brasileiro Edmílson regressa à Liga das Estrelas após sua contratação pelo Zaragoza no último mercado de inverno de transferências. Foto: LD Sport News (Jordi Montoyo)

– Cada equipe da Liga Espanhola BBVA só pode utilizar três jogadores extra-comunitários por jogo. Por isso é tão importante a dupla-cidadania para atuar no futebol espanhol e Europeu em geral.

– Argentina (40 jogadores), Brasil (26), Portugal (16), França (13) e Uruguai (12) são os países que más fornecem ´matéria-prima´ à Liga Espanhola.

Liga Espanhola BBVA 2009/10

Clubes com maior número de jogadores espanhóis:

Athletic: 27

Tenerife: 22

Sporting: 21

Valladolid: 19

Málaga,Osasuna, Racing,Valencia e Xerez: 18

Clubes com maior número de estrangeiros

Sevilla e Zaragoza: 16

Real Madrid: 14

Barcelona: 12

Atlético de Madrid e Almería: 11

Espanyol e Málaga: 10

Continentes mais representativos na Liga BBVA

América do Sul: 91 jogadores (un 18,3% do total de estrangeiros)

Europa – de fora da España: 60 jogadores (12,1%)

África: 20 jogadores (4%)

Ásia: 3 jogadores (0,6%)