O último dia do mercado de transferências do futebol europeu é sempre uma diversão para os amantes do esporte mais popular do planeta. Particularmente, em quase duas décadas cobrindo o futebol europeu, já tinha visto quase de tudo.

Mas o último dia 31 de agosto superou todas as expectativas. E mais uma vez estava envolvido diretamente, já que por ser um dos editores internacionais do Barça,  tinha o dever de anunciar as novidades do clube no fechamento do mercado.

Até às 22h tudo tranquilo. O anúncio das saídas de Ilaix Moriba e Emerson Royal, para o Leipzig e Tottenham, respectivamente, já tinham sido feitos e eram notícias esperadas. Assim como o empréstimo do atacante Rey Manaj ao Spezia Calcio, da Itália.

Mas ainda faltava um, o mais importante, que muito pensavam que não se confirmaria: A saída de Griezmann para o Atlético de Madrid. Entretanto, para que isso acontecesse, era necessário uma série de negociações em efeito dominó que parecia impossível de ocorrer. Parecia.

O clube colchonero só fecharia o negócio com o Barça por Griezmann caso conseguisse colocar o meia Saúl Ñíguez no Chelsea. E só depois disso o Barça fecharia com um atacante para suprir a ausência de Griezmann. E não é que deu tudo certo.

Às 23h57 a documentação de Saúl ainda estava sendo analisada, mas a LaLiga avisou que tudo chegou antes do final do prazo e a ida de dele para Chelsea destravou o restante das negociações.

Griezmann acabou no Atlético e o Barça acabou contratando no apagar das luzes o atacante holandês Luuk de Jong, que estava no Sevilla. Até aí tudo bem. O duro foi esperar até às 3h30 da madrugada desta quarta-feira para fazer o anúncio oficial.

Ou seja, três horas e meia depois do fechamento oficial do mercado. Faltou café em casa, mas sobrou emoção. Agora resta esperar para ver qual será o desempenho do Barça na temporada após tantas mudanças. Começa uma nova era e ninguém sabe o vai acontecer. Quem viver, verá!