Tito Vilanova e Andoni Zubizarreta protagonizaram a primeira coletiva do Barça na temporada 2013/14. Foto: LD Sport News

O FC Barcelona já está de volta aos trabalhos. O grupo de atletas que não participou da Copa das Confederações 2013 se reapresentou na última segunda-feira (15), na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona. Um dia depois, no mesmo local, o técnico do clube, Tito Vilanova e o diretor esportivo, Andoni Zubizarreta, ofereceram uma entrevista coletiva para apresentar a temporada 2013/14.

Um dos principais temas abordados pelos jornalistas presentes foi a mudança de mentalidade do clube com relação aos novos talentos. O que se viu foi uma saída em massa dos atletas formados nas categorias de base do Barcelona, algo que não corresponde com a estratégia da equipe nos últimos anos. Nomes como Rafinha e Deulofeu foram emprestados. Jonathan dos Santos e Isaac Cuenca são os próximos da lista e Thiago Alcántara foi vendido.

A surpresa veio pelo fato que nos anos anteriores todos os jogadores talentosos formados no clube eram automáticamente utilizados no time principal antes de que fossem tomadas qualquer decisão (venda ou empréstimo) sobre eles.  “A idéia principal não mudou. Emprestamos a maioria dos novos talentos da base pelo simples motivo que eles terão mais minutos nos seus novos clubes”, explicou o diretor esportivo Andoni Zubizarreta.

“Isso é o melhor para todos. Mas não quer dizer que não contamos com eles. Nem que o nosso modelo tenha mudado. O mercado é que mudou com relação ao perfil dos jogadores que buscam. Se eles ficassem aqui, diriam que estamos forçando o modelo. O que queremos é poder vê-los atuando num grande nivel”, completou Zubizarreta.

O técnico Tito Vilanova foi questionado pela saída de Thiago Alcántara, de 22 anos, ao Bayern de Munique. “Tentei convencê-lo para ficar, mas ele sabia com quem competia (Xavi, Cesc e Iniesta). Não posso dizer à nenhum jogador que ele vai jogar, não vou enganar ninguém. Sempre que ele esteve bem, jogou.  Mas ele quis ir ao Bayern e cada um joga onde quer. Desejo o melhor para ele, ele merece”, afirmou.

Outra questão que não quer calar na Catalunha é sobre o entrosamento entre Messi e Neymar. Será que vai dar certo? “Messi e Neymar vão se entender dentro de campo. São dois grandes jogadores e será perfeito”, respondeu Vilanova. Sobre o Messi que encontrou após as férias, Tito declarou: “Voltou em excelente forma. Nestas férias, ele conseguiu descansar mais do que nas outras”.

Tito e Guardiola

Tito Vilanova não conseguiu escapar das insistentes perguntas sobre sua relação com seu velho amigo Pep Guardiola. Na última semana, o ex–treinador do Barcelona atacou duramente a atual diretoria do clube catalão. Entre os dardos lançados contra os dirigentes culés, Pep Guardiola afirmou que utilizaram a doença de Tito para lançar um ataque contra ele. E comentou: “se não visitei Tito durante seu tratamento em Nova York não foi por minha culpa”.

As declarações surpreenderam Tito Vilanova. Nesta terça, ele inclusive ofereceu uma versão contraria à de Guardiola: “Ele errou desta vez e reconheço que suas palavras me surpreenderam. Não acredito que a atual diretoria tenha feito isso. Estive dois meses em tratamento e se ele não me visitou não foi por minha culpa. Estava sozinho no hospital e, como amigo, esperava mais da parte dele”, rebateu. Deu para notar que entre as saídas de novos atletas e as relações do Barça com Pep Guardiola , a temporada no FC Barcelona começou bastante ´quente´.