O Borussia Dortmund fechou uma semana de farra com uma grande festa pelas ruas de Dortmund (Alemanha). Foto: Martin Meissner AP/AE

O último fim de semana foi repleto de celebrações nas principais ligas do futebol europeu. Os recentes campeões fizeram a festa junto a sua torcida, algumas delas memoráveis. O Barça, por exemplo, não economizou no assunto. Desde que ganhou o tricampeonato espanhol , quarta-feira passada, só parou de comemorar no domingo.

O clube catalão recebeu o Deportivo La Corunha pela penúltima rodada da Liga Espanhola com 90% do time reserva. O duelo no estádio Camp Nou acabou num empate sem gols. O lado bom para o Barcelona é que recebeu o troféu de tricampeão diante da sua torcida e voltou a celebrar o 21º título nacional.

O Borussia Dortmund seguiu os passos do Barcelona no quesito festa. Foi campeão da Bundesliga há uma semana, mas a festa durou até o último fim de semana, quando pôde compartir o troféu com a torcida em carro aberto pelas ruas de Dortmund. O Borussia Dortmund aproveitou a ocasião para homenagear o turco Sahin, contratado recentemente pelo Real Madri após 10 anos de serviços prestados ao clube alemão.

Na Itália, o AC Milan também seguiu o estilo carnavalesco de celebrar títulos em cinco ou mais dias. Para fechar em grande estilo as comemorações, aplicou um 4 a 1 no Cagliari pela penúltima rodada do

O Ajax conseguiu o milagre na última rodada e festejou seu 30º título da Eredivise. Foto: www.ajax.nl

Calcio no estádio San Siro, em Milão, com dois gols de Robinho. O alge da festa foi quando o meia Boateng (24 anos) imitou Michael Jackson na festa do Scudetto.

O Ajax e o Manchester United foram os únicos que celebraram um título fesquinho neste fim de semana. O clube de Amsterdã recebeu o Twente na última rodada da Liga Holandesa precisando de uma vitória por dois gols de diferença para conquistar sua 30ª Eredivise.

Conseguiu e a festa na Amsterdã Arena já entrou para a história. A piada durante a celebração foi que o goleiro Maarten Stekelenburg (28 anos), acostumado com grandes defesas, deixou cair o troféu durante a passeata pela capital holandesa ao melhor estilo Sérgio Ramos, do Real Madri, na final da Copa do Rei da Espanha (Veja aqui a trapalhada do goleiro do Ajax).

Na Inglaterra, um gol de Rooney no empate em 1 a 1 diante do Blackburn Rovers assegurou o ponto que faltava para confirmar a conquista da Premier League. O 12º título inglês de Sir Alex Ferguson no comando dos ´Diabos vermelhos´. E assim se acaba mais uma temporada das principais ligas européias. Um epopéia de títulos que começou com o FC Porto, em Portugal, e que acabará com a definição da Liga Francesa na semana que vem.