Sergi Roberto anunciou oficialmente neste domingo sua despedida do FC Barcelona. O capitão do Barça encerrou seu contrato com o clube catalão ao término da temporada passada e, em um emocionante vídeo nas redes sociais, despediu-se da que foi sua casa durante toda a carreira profissional.

O Barça também preparou um vídeo de despedida para o jogador, destacando diferentes momentos de Sergi Roberto ao longo dos anos com a camisa azul-grená. Além disso, o clube catalão anunciou que realizará uma cerimônia de despedida para o jogador de 32 anos na próxima terça-feira, no Auditório 1899, em Barcelona, com a presença do presidente Joan Laporta.

18 anos como azul-grená

Natural de Reus, cidade situada a 110 km de Barcelona, Sergi Roberto chegou ao Barça com apenas 14 anos. Aos poucos, foi superando desafios até que, em 2010, realizou o sonho de se tornar profissional em um duelo contra o Ceuta, válido pela Copa do Rei. No entanto, ele só conseguiu se consolidar no time principal na temporada 2013/14.

Desde então, Sergi Roberto acumulou 373 partidas oficiais com a camisa azul-grená ao longo de mais de uma década, tornando-se o 23º atleta com mais jogos pelo Barça na história. Nesse período, demonstrou ser polivalente e ter uma excelente capacidade de adaptação, sendo um jogador útil para todos os técnicos com quem trabalhou.

19 gols e 25 títulos

Sergi Roberto marcou 19 gols com a camisa do FC Barcelona, sendo um deles inesquecível: o sexto na vitória do Barça sobre o PSG por 6 a 1, que garantiu a classificação do clube catalão para as quartas de final da Champions League 2016/17, após a derrota por 4 a 0 no jogo de ida, disputado no Parque dos Príncipes, em Paris.

Além disso, conquistou um total de 25 títulos pelo Barça. São eles: 2 Liga dos Campeões, 7 Campeonatos Espanhóis, 6 Copas do Rei, 2 Mundiais de Clubes da FIFA, 2 Supercopas da Europa e 2 Supercopas da Espanha. Na temporada 2023/24, sua última no clube, tornou-se o primeiro capitão da equipe. Sergi Roberto certamente deixará saudades no Barça, especialmente por sua incansável dedicação ao clube catalão.