Neymar abriu o placar contra o Kashiwa Reysol com um golaço. O Santos volta a disputar uma final de Mundial de Clubes após quase 50 anos. Foto: Shizuo Kambayashi AP/AE

O Santos FC venceu o Kashiwa Reysol por 3 a 1 nesta quarta-feira e está classificado para a grande final do Mundial de Clubes FIFA 2011, que será disputada domingo que vem, no estádio de Yokohama, no Japão. Neymar, Borges e Danilo foram os heróis santistas na partida. Sakai fez o gol de honra dos japoneses. O clube brasileiro terá agora a oportunidade sonhada para conquistar pela terceira vez o título de melhor time do planeta (Confira os gols da vitória do Santos sobre o Kashiwa Reysol).

Uma história gloriosa que começou na década de 60 e que terá um novo capítulo no próximo dia 18 de dezembro. Para o bem ou para o mal. O atual Mundial de Clubes teve início em 1960, com outro nome e formato. O Santos de Pelé e Cia. foi quem teve a honra de ser o primeiro clube brasileiro a ganhar esse troféu. E logo de cara foi bicampeão.

Na primeira conquista o Santos teve o Benfica de Eusébio como adversário e venceu os dois jogos.  No primeiro deles, no Maracanã, no dia 17 de setembro de 1962, o clube paulista ganhou por 3 a 2  com dois gols de Pelé e um de Coutinho. A volta foi no

O time do Santos FC desembarca em São Paulo após o primeiro título mundial, em 1962. O capitão Zito leva o troféu de campeão do mundo. Atrás dele o zagueiro Mauro carrega o trofeú de campeão da América. Foto: Reginaldo Manente AE

estádio da Luz, em Lisboa, no dia 11 de outubro do mesmo ano. O Santos deu um show e goleou os portugueses por 5 a 2. Pelé marcou três vezes. Coutinho e Pepe completaram a goleada.

Já no ano seguinte o rival foi o Milan, da Itália. Foram necessárias três partidas para definir o campeão. O primeiro jogo foi disputado no estádio San Siro, em Milão, no dia 16 de outubro de 1963. Os donos da casa golearam por 4 a 2. Quase um mês depois, o Santos devolveu a goleada pelo mesmo placar no segundo duelo disputado no Maracanã. Pelé marcou dois gols em cada partida.

O terceiro e decisivo encontro também foi disputado no Maracanã, no dia 16 de novembro de 1963. O Santos venceu por 1 a 0, com um gol de Dalmo. Foi a consagração de um dos maiores times da história do futebol mundial. Agora, quase 50 anos depois, a equipe brasileira terá a difícil tarefa de repetir a façanha.