Rodrigo Hernández Cascante é o grande vencedor da Bola de Ouro de 2024. O meia do Manchester City, de 28 anos, tornou-se o segundo jogador espanhol a conquistar o prestigiado prêmio da revista *France Football*, um feito que coroa sua brilhante participação na Eurocopa, onde foi eleito MVP, e na Premier League, onde foi um dos pilares na conquista do título pelo Manchester City.

Antes dele, apenas Luis Suárez Miramontes havia vencido a Bola de Ouro como jogador espanhol, em 1960, atuando pelo FC Barcelona. Agora, mais de seis décadas depois, Rodri devolve ao futebol espanhol a honra de ter um vencedor daquele que é, para muitos, o prêmio mais importante do futebol mundial.

Na temporada 2023/2024, Rodri marcou 12 gols e deu 14 assistências em 63 partidas sob o comando de Pep Guardiola. Mas, acima de tudo, destacou-se por sua liderança e controle do jogo. Vale ressaltar sua precisão de 93% nos passes e a média de 6,7 recuperações de bola por partida.

“Agradeço à *France Football*, à UEFA e a todos que votaram em mim. É um dia muito especial, não só para mim, mas para minha família e meu país”, declarou Rodri. “Percebi que, para melhorar, precisava adaptar meu estilo ao de um meia moderno, que deve atuar quase como um atacante, e isso permitiu que eu elevasse meu jogo”, explicou.