Com outra grande atuação de Robert Lewandowski, o FC Barcelona derrotou o Alavés neste domingo por 3 a 0, no Estádio de Mendizorroza, em Vitoria e se manteve na liderança isolada da Liga Espanhola. Agora, o clube catalão soma oito vitórias em nove rodadas e ocupa a primeira posição da tabela com 24 pontos, três a mais que o Real Madrid, segundo colocado.

Além disso, o Barça tem o melhor ataque do campeonato, com 28 gols, muito graças ao talento de Robert Lewandowski. O atacante polonês marcou um hat-trick em apenas 31 minutos, definindo o jogo contra o Alavés antes do intervalo e disparando na artilharia da LaLiga, com dez gols em nove partidas.

No segundo tempo, a equipe de Hansi Flick reduziu o ritmo. Mesmo assim, conseguiu conter os ataques dos donos da casa e manter o gol de Iñaki Peña invicto. O triunfo do Barça veio em um momento importante, antes de uma nova pausa para os jogos das seleções ao redor do mundo, que terá o time azul-grená na liderança da LaLiga.

“Hoje jogamos muito bem desde o primeiro minuto. Queríamos atacar e marcar gols, e conseguimos três só no primeiro tempo”, declarou o MVP da partida, Robert Lewandowski. “Temos um grupo muito bom e, com esses jogadores, podemos jogar ainda melhor. Conseguimos corrigir nossas deficiências, e isso acaba se refletindo em campo”, completou.

Lewandowski, que recentemente completou 100 jogos oficiais com a camisa do Barça, acumula 12 gols em 12 partidas nesta temporada e, até o momento, é o maior artilheiro do futebol europeu, seguido por Erling Haaland, com 11 gols, e Harry Kane, com 10.