Nelson Piquet Jr. dizia a verdade sobre o acidente e será indenizado pela Renault por danos morais. Foto: EFE

A escuderia Renault pediu desculpas a Nelson Piquet e Nelson Piquet Jr. e teve que pagar uma indenização por danos morais a ambos pelas acusações de que eles mentiram sobre o papel da equipe no escândalo (batizado de ´Crash Gate´) do GP de Cingapura, em 2008.

No dia 11 de setembro de 2009, Renault emitiu um comunicado no qual dava indícios que o ex-campeão mundial e seu filho tinham feito acusações falsas sobre a responsabilidade dos membros da equipe e do próprio Nelson Piquet Jr. no acidente de Cingapura 2008, onde a saída do ´safety-car´ permitiu que o espanhol Fernando Alonso conquistasse sua primeira vitória no ano.

Nesse mesmo comunicado que chegou a conhecimento público nesta terça-feira, Renault declarava que a familia Piquet “mentia para chantagear e conseguir que Nelsinho seguisse na equipe até o final da temporada 2009”. Entretanto, agora a equipe reconhece que as acusações realizadas por Nelson Piquet Jr. “não eran falsas”. Também afirma que “não inventaram esas denúncias para pressionar a equipe”.

Além disso, a equipe francesa explica que as acusações feitas no comunicado eran “falsas e sem fundamentos” e que por isso decidiu pedir desculpas a familia Piquet pela “aflição e vergonha causadas”. A nota conclui da seguinte forma: “Como sinal da sinceridade da nossa desculpa, decidimos pagar-lhes uma quantidade substanciosa no conceito de danos morais e nos comprometemos a não voltar a realizar as mesmas acusações no futuro”.