`Txapeldunak´, (Vencedores, em português). A imagem da Real Sociedad para festejar o novo título. / Twitter: @RealSociedad
`Txapeldunak´(Vencedores, em português). A imagem da Real Sociedad para festejar o novo título. / Twitter: @RealSociedad

A Real Sociedad levou a melhor na final basca da Copa do Rei 2020 contra o Athletic Club, adiada na última temporada por culpa da pandemia e disputada neste sábado, no Estádio La Cartuja, em Sevilha.

Com um gol de pênalti marcado por Oyarzabal no segundo tempo, o clube ‘Txuri-Urdin’ (branco e azul, em português) derrotou o maior rival por 1 a 0 e quebrou um tabu histórico de 34 anos sem títulos.

Por coincidências da vida, o último troféu conquistado pela Real Sociedad tinha sido justamente o da Copa do Rei, contra o Atlético de Madrid, no já longínquo ano de 1987.

Por tudo isso, a festa não tem hora para acabar em San Sebastián, que poderá voltar a celebrar uma conquista após mais de três décadas.

Nova final em duas semanas

Vale destacar que em duas semanas será disputada também a decisão da Copa do Rei 2021 e o Athletic Club terá a chance de se redimir. Mas não será nada fácil.

Isso porque o rival na decisão será o FC Barcelona, maior campeão da Copa do Rei e que está jogando o seu melhor futebol nesta reta final da temporada.

O final entre Athletic Club e Barça também será disputada no próximo dia 17 de abril, também no Estádio La Cartuja, em Sevilha.