Vinícius Jr. e Kounde lutam por uma bola durante o clássico da 10ª rodada da Liga, no Bernabéu. / Ricardo Nogueira
Vinícius Jr. e Kounde disputam uma jogada durante o clássico da 10ª rodada da Liga, no Bernabéu. / Ricardo Nogueira

Após quatro vitórias consecutivas no clássico mais famoso do futebol mundial, o FC Barcelona foi derrotado pelo Real Madrid por 2 a 1 neste domingo, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O duelo, válido pela 10ª rodada da Liga Espanhola, valia a liderança da competição, e os merengues levaram a melhor.

Prejudicado pelas lesões e com boa parte da equipe ainda longe da melhor forma, o Barça entrou em campo sem o técnico Hansi Flick, que cumpria suspensão. Do outro lado, o Real Madrid vivia um bom momento e, logo no início da partida, teve um pênalti a seu favor — anulado após revisão do VAR.

Os donos da casa começaram pressionando e, na sequência, tiveram um gol de Mbappé anulado por impedimento. Pouco depois, o próprio Mbappé abriu o placar com um chute cruzado após passe de Bellingham. O Barça resistiu como pôde e tentou reagir. A insistência culé deu resultado, e Fermín López empatou o jogo.

Mesmo assim, o Real Madrid manteve a pressão e voltou a marcar antes do intervalo, desta vez com Bellingham. No segundo tempo, o jogo seguiu emocionante: Szczesny defendeu um pênalti cobrado por Mbappé, Koundé desperdiçou uma grande chance de empatar já nos acréscimos e Pedri foi expulso nos minutos finais.

No final do duelo, uma confusão generalizada e mais um show negativo de Vinicius Jr. mancharam o clássico. Com o resultado, o Real Madrid disparou na liderança da LaLiga, agora com 27 pontos em dez rodadas. O Barça permanece na segunda posição, com 22. O próximo compromisso do clube catalão será contra o Elche, no domingo, em casa, também pela Liga Espanhola.